Atividades do PESS

Em dezembro e janeiro foram dinamizadas diversas atividades de caráter formativo para os alunos do Agrupamento com a colaboração de alguns docentes e agentes externos:
No dia 1 de dezembro comemorou-se o Dia Mundial da Luta contra a SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) com a exposição de um laço gigante no refeitório da Escola Egas Moniz, construído pelos alunos com a orientação da docente de ARTEC.
No dia 13 de dezembro, os alunos do 9º ano, da Escola Egas Moniz, estiveram presentes na sessão “CRIME NA ESCOLA”, dinamizada pela investigadora Dra. Susana Costa no âmbito da atividade “O CES vai à Escola”. A sessão constou de um crime imaginário na biblioteca desta escola. A partir daí, os alunos deram os seus contributos acerca dos possíveis passos a tomar para a resolução do crime. Passo a passo foram-se apercebendo das limitações e dos problemas da investigação criminal. A avaliação das limitações e dos problemas da mesma tem ganho relevo numa época em que o trabalho policial, apoiado em novas tecnologias, como a identificação de indivíduos por perfis de DNA, tem assumido importância crescente. Quem entra na cena do crime deixa sempre a sua marca.
Segundo a investigadora, os alunos apesar de tão jovens, revelaram uma grande curiosidade por este tema.

No dia 14 de dezembro, na Biblioteca da Escola Egas Moniz, os alunos do 9º ano assistiram a um debate teatral sobre relacionamentos e sexualidade, por sua vez denominado “Nem muito Simples Nem Demasiado Complicado”. Esta atividade foi consubstanciada num prólogo seguido por sete cenas com problemática diversificada. A interpretação esteve a cargo de atores da Associação USINA. Este espetáculo foi patrocinado pelo “Programa Cuida-te”, na sequência de uma candidatura feita pela equipa PESS.
No dia 19 de janeiro, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) trouxe às Escolas Egas Moniz e Secundária de Estarreja a unidade móvel do “Programa Cuida-te”. Este programa tem como principal objetivo trabalhar na área da saúde juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis. As turmas do 8ºAA, 11º A e 11º M participaram nesta ação, obtendo várias informações sobre o Portal da Juventude e atividades associadas ao IPDJ. Ao mesmo tempo, organizando-se em pequenos grupos, os alunos puderam colocar questões e receber aconselhamento e informações importantes no âmbito da temática do “Consumo de Substâncias Psicoativas”, graças à presença de técnicas do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (entidade parceira deste programa).
O “Programa Cuida-te” oferece a todos os jovens um vasto conjunto de recursos a que todos podem aceder, bastando para isso, um registo no Portal da Juventude (juventude.gov.pt). Este Portal dá acesso a múltiplas informações e sugestões de atividades nas áreas da Saúde e Sexualidade juvenil, Desporto, Cultura, Associativismo, Voluntariado, Turismo e tempos livres, entre outras.
A todos, a equipa PESS agradece mais uma vez a colaboração, participação e empenho.

 


 

 

No âmbito do Plano Nacional de Saúde Escolar (PNSE), foram estruturadas formações para a comunidade escolar de acordo com as necessidades apresentadas no início do ano letivo.
A Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Estarreja, aquando da programação para o presente ano letivo, tentou que fosse abrangida toda a comunidade escolar. Assim, foram programadas sessões de educação para a saúde no âmbito de alguns projetos, envolvendo os eixos do PNSE, nomeadamente o “eixo da capacitação” em que as áreas de intervenção são a saúde mental e competências socioemocionais; educação para os afetos e a sexualidade; alimentação saudável e atividade física; higiene corporal e saúde oral; hábitos de sono e repouso; educação postural; prevenção do consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, bem como de comportamentos aditivos sem substância. Aqui se incluem os programas/projetos “Afetos”, “Escolhas”, “FAQ’s sobre sexualidade”, “Regras Básicas de Bem Estar”, “Kiko e a Mão”, “Medida Certa”, “+Cool’una”, “Merendas Saudáveis”, “+ Contigo”, “Internet Segura” e “Segurança Rodoviária”, estes dois últimos com a parceria da GNR e do Programa Escola Segura.
As áreas de intervenção, relativas ao “eixo do ambiente escolar e saúde” (o desenvolvimento sustentável; ambiente escolar seguro e saudável; avaliação dos riscos ambientais para a saúde; prevenção dos acidentes e primeiros socorros) estão integradas nos programas/projetos “SBV”, “Primeiros Socorros” e “Segurança em Casa e na Escola”. Quanto ao “eixo das condições de saúde”, a equipa intervém nas áreas da saúde de crianças e jovens; necessidades de saúde especiais e saúde de docentes e não docentes.
No geral, esta partilha de conhecimentos tem sido bem aceite, permitindo uma avaliação positiva até ao momento. No decorrer do ano letivo, serão ainda desenvolvidas atividades já programadas e outras que poderão vir a ser solicitadas.

A Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Estarreja