BOOT CAMP 2019 EPIS – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

BOOT CAMP 2019 EPIS – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

AEE /

A aluna Teresa Correia, da Escola Secundária de Estarreja, participou no “BOOT CAMP 2019 - Desenvolvimento sustentável” durante a semana de 8 a 12 de Julho. Esta iniciativa, promovida pela EPIS - Empresários para a inclusão Social, tem como objetivo reconhecer e premiar o esforço e a dedicação dos alunos epis de todo o país que integram o programa dos Mediadores EPIS.

Os alunos EPIS que participaram nesta viagem eram provenientes de escolas dos concelhos de Alenquer, Almada, Amadora, Estarreja, Lagoa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Pampilhosa da Serra, Peniche, Porto, Seixal, Sintra, Soure, Torres Novas, Vila Nova de Poiares e das ilhas do Pico, São Miguel e Terceira dos Açores.
Durante a semana, a aluna teve a oportunidade de visitar várias empresas e instituições, que permitiram o acesso a mais informação, conhecimento e experiências baseadas num determinado tema. Através da visita às empresas EPAL, Fundação Calouste Gulbenkian, Refinaria da Galp Energia em Sines, Estação Aerológica Gago Coutinho e Faculdade de Farmácia de Lisboa, a aluna participou em diversas atividades que deram a conhecer os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em cada uma delas.


“Programa de Voluntariado Empresarial EPIS: Vocações do Futuro”

Na sequência de uma parceria estabelecida entre a EPIS - Empresários para a Inclusão Social e a empresa CIRES - Companhia Industrial de Resinas Sintéticas, Lda., foram realizadas duas visitas nos dias 6 de Maio e 3 de Junho, com a participação de três turmas do 9º ano, com alunos que integram o Projeto Epis, sendo uma turma da Escola Secundária de Estarreja – 9ºJ e duas turmas da Escola Prof. Dr. Egas Moniz de Avanca – 9ºA e 9ºB, contando com a presença dos respetivos diretores de turma. Estas visitas foram realizadas nas instalações da CIRES para que os alunos pudessem conhecer de perto os processos de trabalho.

Esta iniciativa é dirigida a alunos abrangidos pelo Projeto EPIS a frequentar o 9º ano, com o objetivo de contactarem com boas práticas organizativas e bons exemplos de profissionais, orientando os jovens para o futuro, dando a conhecer bons exemplos de pessoas, empresas e carreiras.

Assim, a EPIS desenvolve, desde 2011, programas de voluntariado com empresas Associadas e Parceiras. No ano letivo de 2017/2018 foram desenvolvidos 8 programas de voluntariado com as empresas Allianz, Banco de Portugal, CTT, CTT Explicações, ERC, Galp Energia Explicações, Sapec Agro e Zurich. Nestes programas de voluntariado empresarial foram acompanhados 246 alunos EPIS com o apoio de 9126 voluntários, num total de 2.951 horas de voluntariado.
Com este programa a EPIS pretende capacitar e apoiar os jovens para a realização profissional, procurando mudar comportamentos, atitudes e a ambição profissional, ajudar os jovens a pensar num futuro profissional, dando a conhecer bons exemplos de pessoas, empresas e carreiras, promover o sucesso escolar dos jovens, bem como a sua formação profissional, cultural e humana, e a sua integração no mundo do trabalho, em reforçar a auto confiança para um projeto de vida que conduza à inclusão social e à felicidade, em desenvolver competências não cognitivas fundamentais para a inserção profissional e em criar oportunidades de formação e estágios em ambiente profissional.