Concurso Nacional Switch UP

Tendo como foco o estímulo do espírito empreendedor dos alunos do ensino secundário de todo o País na área de eficiência energética, as escolas foram desafiadas a participar no projeto educativo mais recente da Galp – o Switch UP.

Com um projeto de energia eólica para iluminação da escola e com uma campanha de sensibilização junto da comunidade escolar para um consumo mais eficiente de energia, o Clube LightSavers, constituído pelos alunos, Maria Tavares do 12º D, Inês Vieira do 12º C, Gonçalo Pereira do 12º A, Gabriel Silva do 11º J e Daniel Silva do 11º H, da Escola Secundária de Estarreja, é o vencedor da categoria “Atividade melhor comunicada” no projeto Switch UP. Esta competição nacional foi lançado pela Galp como um desafio sobre educação para a eficiência energética nas escolas secundárias de todo o País.

Os alunos da Escola Secundária de Estarreja aceitaram este desafio e desenvolveram um projeto de energia eólica em paralelo com uma campanha de sensibilização junto da comunidade escolar para um consumo eficiente de energia.

No âmbito deste projeto, os alunos empenharam-se no desenvolvimento da marca, logótipo e imagem criativa, bem como de um website, onde os utilizadores podem obter informações detalhadas e dicas sobre poupança e eficiência energética. Criaram ainda conteúdos de sensibilização para um consumo eficiente de energia online - só no Instagram tiveram mais de 1200 likes - e offline, através de posters informativos afixados na escola.

Com o projeto de energia eólica para iluminação da escola, o Clube LightSavers venceu a categoria “Atividade melhor comunicada” no concurso nacional Switch UP e foi premiado com a participação no Web Summit 2018, em Lisboa, com bilhetes, viagem e estadia incluídos.

No Slides Entered.