Dia Internacional das pessoas com deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, evocado a 3 de dezembro, é uma data de sinalização internacional, promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão e sensibilização dos assuntos relativos à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Nesse âmbito, no dia 4 de dezembro, o Departamento de Educação Especial, a turma do 11º F – Profissional de Apoio Psicossocial e a Professora Patrícia Balacó, com a sua preciosa colaboração, prepararam, para a comunidade educativa, uma dança que integrou os alunos com Necessidades Educativas Especiais e as alunas do referido curso.

A efeméride foi assinalada, ainda, com a exposição de lembretes coloridos realizados pelos alunos do 3º ciclo com a sua opinião sobre a Diferença, depois de terem assistido a trechos do filme “Como Estrelas no Céu, Toda a Criança é Especial” nas aulas de Autonomia e Cidadania.

Foram, também, elaborados cartazes pelos alunos com Currículo Específico Individual, alusivos ao dia.

“A normalidade causou-me sempre grande pavor, exatamente porque é destruidora” é a frase de Miguel Torga (Diário IV, 1948) que se pode ler no Polivalente da Escola e que ocupou um lugar de destaque na exposição.

Na parte da tarde, pudemos contar, na escola sede, com a presença de representantes da Cerciesta para uma demonstração de pintura de Azulejo e Tecelagem.

A Todos os que Acolhem a Diferença, o Nosso Muito Obrigado!

No Slides Entered.