Erasmus+ - A mobilidade individual para fins de aprendizagem

Nesse sentido, o projeto "Línguas e Formação Profissional - Aqui vamos nós!" cuja proposta de candidatura apresentámos à Agência Nacional PROALV insere-se na dinâmica do Agrupamento de Escolas de Estarreja - como uma escola que se pretende comprometida com a promoção do sucesso dos nossos formandos, trabalhando igualmente para a redução do abandono escolar precoce.

O Agrupamento de Escolas de Estarreja tem desempenham um papel importante nessa abordagem, trabalhando de uma forma integrada com as famílias e com as várias empresas e instituições na realização de estágios profissionais, evitando deste modo que o abandono escolar se agrave. Preocupa-nos também o problema do abandono escolar enquanto fator de coesão social, situação que tende a agravar-se nas atuais circunstâncias de crise e de agravamento do desemprego e da redução de fontes de rendimento de muitas famílias.

Esta proposta de projeto no âmbito do programa Erasmus + deve, portanto, procurar criar / reforçar a cooperação entre a escola e outros parceiros a nível europeu e certamente que ajudará a minimizar alguns aspectos específicos deste problema.

Os participantes abrangidos no projeto são jovens que frequentarão o 12.º ano de três dos Cursos Profissionais, a saber: Curso Profissional Técnico de Gestão, Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão e Curso Prof. Técnico de Turismo.

Este projeto responde igualmente às necessidades sentidas por estes jovens de alargar os seus horizontes, conhecer outros "modus vivendi et faciendi", experimentar novos processos e metodologias de trabalho, desenvolver o domínio de outros idiomas, contatar com outras culturas e comprovar que a Europa comunitária é o importante mercado de trabalho que os poderá vir a acolher

O presente projeto prevê dois fluxos, cada um composto por oito participantes, diferentes por fluxo. Os períodos de formação em contexto de trabalho serão de 6 semanas por fluxo, um período suficiente para permitir alcançar os objetivos. As atividades decorrerão em Sevilla (Espanha) e Londres (Reino Unido) em 2 períodos de 6 semanas cada: entre Maio e Junho de 2016 e entre Abril e Maio de 2017.