Mostra Final 13.ª Edição Projeto Ciência na Escola

Mostra Final 13.ª Edição Projeto Ciência na Escola

AEE /

Presença marcante do Agrupamento de Escolas de Estarreja com o Projeto, KIT AMBIENTAL EKOTREE.

Assistimos diariamente a notícias nos media, sobre aquecimento global, desastres ambientais, entre outros. Vários fatores contribuem para o aparecimento desses problemas, de entre os quais podemos citar o baixo nível de educação ambiental e o consumo elevado de eletricidade. A solução para o problema passa pela utilização de energias renováveis para a produção de energia elétrica mas, acima de tudo, para alteração dos nossos comportamentos.

Promover o desenvolvimento de soluções inovadoras visando a aplicação prática do conceito adstrito e compaginável com o desenvolvimento sustentável esteve na base da criação de um protótipo de uma árvore tecnológica, a EKOTREE, uma árvore autossustentável, capaz de oferecer acesso à Internet através do wireless e gerar energia elétrica que permita carregar smartphones, portáteis, entre outros equipamentos, podendo ser aproveitada para sistema de iluminação. O projeto ao ser colocado em prática, os alunos puderam perceber e concordar com o exposto na Carta da Terra, cuja declaração de princípios éticos e de valores fundamentais emergem para a construção de uma sociedade global de responsabilidade compartilhada, que nos desafia a encontrar soluções eco sustentáveis, cuja integridade ecológica passa por “proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial atenção à diversidade biológica e aos processos naturais que sustentam a vida”.  A metodologia utilizada de investigação-ação estimulou a motivação, a ambição, o espírito empreendedor, criativo e inovador. Foi, também importante despertar, junto dos jovens, o conhecimento científico ao nível do saber utilizar, saber elaborar e interpretar modelos e representações na abordagem de questões científicas e tecnológicas.

A equipa do projeto foi constituída pelos alunos, Pedro Elói, Rui Figueiredo (Prof. T. Produção Metalomecânica), Pedro Valente (Prof. T. de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos), Rafael Ruela (Prof. T. Eletrotecnia) e Katerine  Ferreira (Prof. T. Gestão), que dignificaram o nome do nosso Agrupamento. Nesta Mostra Final, foram alvo dos mais rasgados elogios pela forma como se apresentaram e defenderam o projeto KIT AMBIENTAL, EKOTREE.  A qualidade, o trabalho, a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor dos nossos alunos foi valorizado.  

A coordenação global do projeto esteve a cargo dos professores, Rosário Santos, Samuel Pereira,  Filipa Vidal, Joaquim Matos e José Freitas. O apoio do Eng.ro Antonelo da empresa OpenPlus,  sediada no  Eco Parque Empresarial de Estarreja foi fundamental na construção do protótipo.

 

O Agrupamento de Escolas de Estarreja, procura, constantemente, proporcionar experiências “open mind” na procura da alta performance, do ritmo, das emoções, do despertar, do abrir horizontes, para que os nossos jovens consigam alcançar os caminhos que os levem à descoberta de novos mundos.

 

VALORIZAMOS A EXCELÊNCIA EDUCAMOS PARA VIDA!

 

Rosário Santos

(Coordenadora do projeto EKOTREE)