Participação no projeto PVC - Perceiving the Value of Chemistry behind water and microplástics

Participação no projeto PVC - Perceiving the Value of Chemistry behind water and microplástics

AEE /

Durante o ano letivo do 2018/2019 várias turmas do 8º ano das professoras de Ciências Físico-Químicas Amália Fernandes, Clélia Alvares e Vanda Nereu, participaram no projeto de investigação intitulado PVC - Perceiving the Value of Chemistry behind water and microplástics, desenvolvido pelo investigador José Luís Araújo no âmbito do seu doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências com a orientação de João C. Paiva e Carla Morais (Universidade do Porto) resultante de uma parceria protocolar estabelecida entre a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Agrupamento de Escolas de Estarreja.

O principal objetivo no envolvimento das turmas neste projeto foi a aprendizagem na área da química, a par da promoção de uma consciencialização para questões ambientais como a poluição das águas por microplásticos. As atividades propostas procuraram contribuir para uma cultura de autonomia e responsabilidade, desígnio do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Deste modo, procurou-se desenvolver as áreas de competências: Informação e comunicação, Raciocínio e resolução de problemas, Pensamento crítico e pensamento criativo, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento pessoal e autonomia, Bem-estar, saúde e ambiente, Saber científico, técnico e tecnológico.

O projeto foi desenvolvido de acordo com as etapas que se seguem.

ETAPAS DO PROJETO

TAREFAS

INTERAÇÕES ONLINE

TAREFA 0: Inscrição Moodle

TAREFA 1: It’s all about Chemistry

TAREFA 2: P3: “P” de plástico … “P” de poluição … “P” de Portugal

TAREFA 3: Happy New Year: tanta diversão como poluição!

TAREFA 4: Dos MACRO aos microplásticos

TAREFA 5: Os microplásticos no mar: Jogar para sensibilizar

TAREFA 6: Microplásticos no mar: um perigo invisível

RECOLHA  E ANÁLISE  DE ÁGUAS

Ida à praia para recolha de amostras de água do mar e de macroplásticos (ou seleção de amostras previamente recolhidas) e análise in-loco de parâmetros físico-químicos (quando possível)

Análise no laboratório de parâmetros físico-químicos e quantificação dos microplásticos das amostras de água recolhidas

ANÁLISE DE PLÁSTICOS (*)

Identificação dos macroplásticos recolhidos na praia através da exploração laboratorial do kit preparado

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS(*)

Elaboração de um poster sobre o projeto desenvolvido para divulgação dos resultados junto da comunidade.

Partilha dos resultados dos parâmetros físico-químicos das águas na plataforma de ciência cidadã Earthecho Water Challenge

 

(*) Etapas que serão concluídas no início do ano letivo de 2019/2020

Autores: Amália Fernandes, Clélia Alvares e Vanda Nereu

Participantes: Alunos das turmas A, B, C, D, E e F do 8º ano