“Programa Cuida-te” no Agrupamento de Escolas de Estarreja

No âmbito do PESS, os alunos do 9º ano das turmas B e H da Escola Secundária de Estarreja e turmas AA e BA da Escola Egas Moniz, tiveram a oportunidade, no dia 22 de outubro, de esclarecer dúvidas no âmbito da “Saúde/Educação da Afetividade/Sexualidade”, por intermédio de uma “Unidade Móvel”, promovida pelo “Programa Cuida-te”, na sequência de uma candidatura do nosso Agrupamento.

Esta atividade contribuiu para a compreensão e aquisição de competências e valores no âmbito daquelas temáticas, permitindo aos nossos Jovens ter uma vida mais harmoniosa e equilibrada num mundo em constante mutação.

O “Programa Cuida-te”, através da sua Unidade Móvel (“Tens Dúvidas? Atreve-te!”), faculta aos Jovens uma vivência mais informada e mais responsável no capítulo da Saúde, criando condições educacionais para, em liberdade, escolherem os comportamentos mais saudáveis e equilibrados, evitando dependências, outros comportamentos de risco, bem como formas de violência sexual e coerção.  

O “Cuida-te” é um Programa do Instituto Português do Desporto e Juventude, tem como objetivo principal trabalhar na área da saúde juvenil e na promoção de estilos de vida saudáveis. Integra o “Portal da Juventude”, com o qual, através de uma inscrição online, os Jovens, entre os 12 e os 25 anos de idade, podem aceder a um conjunto de variadas informações úteis e conhecer atividades propostas por este Instituto.

No dia 13 de novembro os alunos da Egas Moniz terão novamente a possibilidade de esclarecer dúvidas, mas agora no âmbito dos consumos nocivos, em que estarão na Unidade Móvel técnicos do CRI de Aveiro.