Workshop SOS Azulejo

Workshop SOS Azulejo

AEE /

O projeto "SOS Azulejo" existe com o objetivo de contribuir para a defesa, preservação e salvaguarda do património azulejar nacional.

Este projeto nacional é de iniciativa e coordenação do Museu da Polícia Judiciária (MPJ), e nasceu da necessidade imperiosa de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verifica atualmente, de modo crescente e alarmante, sobretudo por furto, mas também por vandalismo e incúria.

Integrado nesta iniciativa nacional, o Agrupamento de Escolas de Estarreja, em parceria com a Cerciesta, realizou um workshop de sensibilização sobre o património azulejar, no âmbito da “Semana Eco” do Agrupamento.

A atividade começou com um filme que explicou a metodologia, fabrico e cozedura de peças em barro, seguido de um breve debate.

Seguiu-se uma atividade prática de decoração de azulejos, tendo os alunos utilizado 3 técnicas diferentes de pintura: giz cerâmico, corda seca e stencil.

Após a cozedura, construir-se-á um painel com os azulejos pintados pelos alunos.

Os dinamizadores do workshop foram a Dra. Ana Vaz, o Professor Fernando José Morgado, o monitor João Paulo Silva, o auxiliar José Carlos Valente e o utente Marco Paulo, todos da Cerciesta e os alunos do 10.º ano dos Cursos Profissionais de Fotografia, Turismo e Marketing, bem como alguns professores.