Escola Básica da Congosta

O Estabelecimento de Ensino da Congosta, em Avanca, parte integrante do Agrupamento de Escolas de Estarreja, oferece as valências do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Atualmente alberga 66 crianças, das quais, perto de 24% são de etnia cigana. Existem a funcionar neste edifício uma turma do Pré-escolar, três turmas do 1º ciclo e uma de adultos, que frequentam um curso de jardinagem promovido pelo Centro de Formação de Aveiro em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja. O corpo docente é composto por uma educadora, três professoras titulares de turma, uma professora de apoio socio educativo e uma professora do ensino especial.

Esta escola situa-se numa zona de referência, na parte mais ocidental da freguesia de Avanca, no lugar da Congosta, muito próximo da Casa Museu Egas Moniz e da estação de comboios de Avanca.

O meio envolvente que a circunda é caraterizado por uma forte componente rural. A profissão da maior parte dos pais e encarregados de educação está ligada à atividade agrícola, fabril, ou à construção civil e apenas uma minoria são empregados de Comércio, Serviços ou domésticas.

Em termos socioeconómicos, grande parte destes alunos provém de estratos sociais médios/baixos, cujas famílias usufruem do rendimento de inserção social, sendo que, sensivelmente 67% dos alunos desta escola, beneficiam de subsídio de Ação Social Escolar. A escola tem apoio na área de psicologia e assistência social, no sentido de minimizar algumas carências observadas. Esta intervenção revela-se uma mais-valia em todo o processo de ensino/aprendizagem dos alunos.

O edifício escolar é do, tipo P3 e possui boas condições. Esta escola é composta por 8 salas de aula. Junto de cada núcleo de duas ou três salas há uma zona de trabalho e sanitários. Possui ainda um salão polivalente espaçoso que serve para a prática de educação física, festas e/ou outros inventos. Faz parte deste estabelecimento de ensino, um refeitório em pleno funcionamento e que serve refeições a todas as crianças.

As atividades de enriquecimento curricular decorrem até às 17:30.