Escola Básica de Pinheiro

Descrição

A EB de Pinheiro Veiros localiza-se no concelho de Estarreja, freguesia de Veiros. O concelho de Estarreja pertence, administrativamente, ao distrito de Aveiro, localizando-se na sub-região do Baixo Vouga e integrando-se numa individualidade regional que é a ria de Aveiro.

A população de Veiros trabalha essencialmente na agricultura, pecuária e construção civil, existe alguma indústria de panificação e pequeno comércio. Em tempos idos, houve uma indústria de fósforos de pau a que se deu o nome de «espera-galegos».

O artesanato da freguesia, inclui as esteiras de Bunho, próprio das zonas ribeirinha. A freguesia de Veiros tem como Santo Padroeiro, S. Bartolomeu e realiza no dia 24 de Agosto as festas da freguesia em sua honra. A 13 de Dezembro festeja-se a Santa Luzia, a 13 de Junho o Stº António e no primeiro Domingo de Agosto, o S. Geraldo.

A Escola Básica fica situada no centro da localidade, perto da Igreja matriz e do Clube Desportivo de Veiros. Atualmente e após as obras de requalificação do centro de Veiros, a EB Pinheiro Veiros, veio beneficiar de acessos melhores e ganhou como vizinhos o edifício da Junta de Freguesia renovado, o Lar de Idosos e um espaço ajardinado junto ao Clube de Veiros, que torna toda a área envolvente à Escola mais aprazível.

O edifício da Escola é do tipo «Planos Centenários». No seu conjunto é constituída pelos seguintes espaços: quatro salas de aula (uma das quais a funcionar como biblioteca e sala de multiusos), uma cozinha/cantina, uma arrecadação e um recreio.