Escola Básica do Mato

Esta Escola, E.B.1 de Mato, fica situada na rua do Mercado.

É composta por quatro edifícios com uma vasta área envolvente. O edifício Raul Lino e Plano Centenário, cada um deles com quatro salas de aula e outros espaços, o do Jardim de Infância e o da Cantina.

O edifício Raul Lino, inaugurado em Outubro de 1934, no mandato camarário do Sr. Padre Pinho, foi construído por subscrição na freguesia e depois comparticipado pelo estado, em terreno adquirido à Casa do Outeiro. Destinava-se então a crianças do sexo masculino. Beneficiou de obras de ampliação, remodelação e restauro, de Janeiro de 2004 a Setembro de 2005, recheado de equipamento moderno e funcional, oferecendo espaços atrativos e agradáveis.

O edifício Plano dos Centenários, situado a norte do primeiro, destinava-se à escola feminina. Foi inaugurada em 27 de dezembro de 1953 e edificado em terreno oferecido pelo Sr. Comendador Adelino Dias Costa. Sofreu obras de restauro em 2000/2001 e foi dotado de equipamento novo, recomeçando o seu funcionamento no início do ano letivo de 2001/2002. No espaço a Norte deste edifício ergue-se agora um pequeno Pavilhão Polivalente, que funciona como sala de aula.

Com o 25 de Abril, estas duas escolas, separadas pela rua do Mercado, passam a acolher indiferenciadamente alunos dos dois sexos, perdendo a designação de Masculina e Feminina.

No ano letivo de 1998/99, com a construção da piscina em terreno contíguo à Escola, foi eliminada a seção da rua do Mercado na zona entre as duas escolas, unificando-se os dois recintos escolares.

No ano letivo 1999/2000, ao dar-se cumprimento ao decreto-lei sobre autonomia das escolas, passou a integrar o Agrupamento Vertical de Escolas de Avanca.

No ano 2001/ 2002, a Nascente da Cantina, foi construído um edifício exclusivo para o Jardim de Infância, com duas salas amplas, casas de banho para crianças e adultos, sala de atendimento, arrumos, átrios e recreio próprio. Iniciando atividades em setembro de 2002.

A partir de 2001/2002 teve início o prolongamento de horário para o Pré-escolar, numa das salas do Jardim de Infância, ministrado por um monitor da responsabilidade da Câmara Municipal.

Em 2005/06 foi a vez da implementação do prolongamento de horário para o 1º ciclo, dando cumprimento ao despacho 16 350/2005, que regulamenta o funcionamento das escolas das 9.00h às 17.30h, com o desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular.

A Associação de Pais, fundada em 2 de dezembro de 1986.

A relação estreita entre todas as escolas, Associação de Pais, Autarquia e restante comunidade, proporciona um trabalho de equipa enriquecedor e favorece um envolvente clima de disponibilidade e solidariedade, estratégia primordial para o bom funcionamento de boas práticas educativas.