Escola EB 2/3 Prof. Dr. Egas Moniz

A Escola EB dos 2º e 3º ciclos do Professor Doutor Egas Moniz, criada pela portaria nº 791/86 de 31 de dezembro, está localizada na parte norte do concelho de Estarreja, abrangendo como área de influência pedagógica a freguesia de Avanca. Iniciada a sua construção em 1987, abriu portas no dia 6 de outubro do mesmo ano, tendo já ultrapassado um quarto de século de existência. Integra atualmente o Agrupamento de Escolas de Estarreja.

Avanca pertence ao concelho de Estarreja, Distrito e Diocese de Aveiro. É limitada pelos concelhos de Ovar, Murtosa e Oliveira de Azeméis. Fica localizada a cerca de 6 Km do centro da Cidade de Estarreja e é servida pela Estrada Nacional 109, A 29 e autoestrada A1, bem como pela linha do Norte dos Caminhos-de-ferro. A sua comunicação com a Ria de Aveiro faz-se através da Ribeira do Mourão.

Abrange uma área de 21,5 Km2 com cerca de 6.000 habitantes.

A Escola EB 2, 3 – Prof. Dr. Egas Moniz encontra-se num meio que outrora era predominantemente industrial, embora a agricultura ocupasse sempre uma parte importante dos seus habitantes. Nos últimos anos, com o encerramento de várias fábricas na região, cresceu o número de desempregados e consequentemente os que vivem do subsídio de desemprego e do rendimento de inserção social. Em consequência disso verifica-se um aumento de problemas de segurança e de marginalidade social.

As zonas limítrofes, a nascente e a poente, são zonas económico-sociais de risco, com problemas diversos de carácter social. Fazem parte deste aglomerado populacional, grupos de etnia cigana, cujos filhos frequentam a Escola já com alguma regularidade. Nos últimos anos têm sido também integrados nesta comunidade educativa, alunos provenientes da Comunidade Convívios Fraternos. A inclusão destes grupos trouxe representações sociais muito diferentes das da restante comunidade educativa, provocando constrangimentos na aprendizagem de competências sociais e cognitivas.

Avanca continua a dispor de várias associações e coletividades e a vida dos seus habitantes é ainda caracterizada por uma grande religiosidade.

Avanca foi berço de pessoas ilustres como o Prof. Dr. Egas Moniz, médico neurologista e Prémio Nobel da Medicina em 1949, Júlio Neves, filantropo e mecenas, António Maria de Pinho, padre e tão grande entusiasta de engenharia que chegou a construir um automóvel e Marques Sardinha, contador e poeta popular.

Frequentam esta Escola cerca de 324 alunos distribuídos por 17 turmas incluindo uma turma de Percurso Curricular Alternativo e três turmas de provenientes do Programa Integrado de Educação Formação.

Documentos

Consulte os documentos da Escola neste link

Links úteis

GIAE Online

Jornal "O Egas"

Email Institucional