Na próxima quarta feira, dia 27 de janeiro, por ocasião do Dia Internacional das Comemorações em Memória das Vítimas do Holocausto, a UNESCO vai exibir a exposição “Lest we Forget” | "Para que não nos esqueçamos", na Sede da UNESCO.
A exposição é concebida pelo fotógrafo Luigi Toscano e inclui 200 retratos de sobreviventes do Holocausto e outras vítimas do regime nazi da Alemanha, França, Estados Unidos, Áustria, Ucrânia, Rússia, Israel, Países Baixos e Bielorrússia.
"Para que não nos esqueçamos" é um projeto de exposição em constante evolução do fotógrafo germano-italiano Luigi Toscano. Desde 2014, retratou mais de 400 sobreviventes, capturando as suas histórias e emprestando um rosto humano aos horrores abstratos da perseguição nazi. Com os seus retratos, Luigi Toscano demonstra que muito mais nos une do que nos divide.
A exposição foi previamente exibida na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nas Nações Unidas, em Genebra, Washington DC, Berlim, Viena, Bruxelas e Kiev.
A exposição na UNESCO é a maior instalação deste tipo em todo o mundo e é apoiada pelo Congresso Judaico Mundial, União Europeia, Delegações Permanentes da Áustria, França e Alemanha à UNESCO, e pelo Fórum Cultural Austríaco.
‘Se nos esquecermos do passado, estamos condenados a repeti-lo.’
Susan Cernyak-Spatz (sobrevivente, Auschwitz)
Poderão assistir através do link:
https://aboutholocaust.org/lestweforget
https://events.unesco.org/event?id=246418131&lang=1033
Prof.ª Glória Silva
Rede de Escolas Associadas da UNESCO | Agrupamento de Escolas de Estarreja