Veiculando a dinâmica de sucesso alcançada nas edições anteriores, aconteceu no dia 6 de fevereiro, Cineteatro de Estarreja, o concurso de ideias de negócio inovadoras integrado no VIII SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO JOVEM de ESTARREJA 2020.
Como de pequenos passos se faz o caminho, participaram nove jovens da Escola Secundária de Estarreja e cinco da Escola Secundária de Vagos, defendendo projetos perante uma plateia efusiva composta de alunos, professores, encarregados de educação e alguns empresários.
À entrada para uma nova década, os nossos jovens ousaram fazer a diferença, as necessidades transformam-se, exigindo cada vez mais novas conceções tecnológicas, novos serviços, novos produtos, processos ou sistemas.
O primeiro lugar recaiu no projeto “ECO–TRASH e FERGRASS - Empresas ao serviço de uma economia sustentável”, defendido por três alunos do 12.º J, Curso Profissional de Gestão, o José Moreira, a Bruna Duarte e a Joana Paulo. Projeto baseado na recuperação e revitalização de tradições, sustentado através da criação de um processo mecânico, inovador, de apanha do moliço (mistura de vários tipos de algas). Um trabalho braçal extremamente cansativo pode ser transformado em algo simples, leve e mais apetecível, com uma máquina a "HidroMoli" acoplada a um moliceiro.
A esperança, trazendo de volta uma atividade extinta entre os anos sessenta/setenta, agora na exploração de um novo nicho de mercado. Recuperar uma tradição é defender e valorizar o código genético enquanto zona lagunar da Ria de Aveiro e de uma comunidade de pescadores.
Outros projetos em destaque e apreciados pela originalidade das ideias:
- “CARRINHA CLINICNUTRIVIT” - defendida pelas alunas do 12.º J, Gabriela Gonçalves, Inês Costeira e Susana Correia.
- “DIGITAL CARDHOLDER” – defendido por Miguel Barbosa do 12.º J, Diana Nunes do Curso Prof.de Planeamento Ind. M. Metalomecânica e Pedro Matos do Curso Prof. de Programação, Sist. Informáticos.
A alma do empreendedorismo está na ATITUDE de encarar de frente os desafios. Reconhecer a criatividade dos mais novos, num misto de determinação e espírito de liderança são os grandes propósitos desta iniciativa. Com um olhar projetado no futuro, os nossos jovens quando motivados e estimulados a pensar, através de ações estruturadas com objetivos bem definidos, os resultados são claramente impressionantes.
O concurso de ideias é uma iniciativa desenvolvida através de uma parceria estabelecida entre Câmara Municipal de Estarreja e o Agrupamento de Escolas de Estarreja/Núcleo de Empreendedorismo, que há mais de dez anos traça o objetivo estratégico de promover o empreendedorismo nas escolas do município.
O que somos como Núcleo de Empreendedorismo está diretamente ligado às sinergias colaborativas potenciadas pelos nossos parceiros, Câmara Municipal de Estarreja, com relevo para o Sr. Presidente, Dr. Diamantino Sabina e Vereador da Cultura, Dr. João Alegria e ESTGA-UA, no garante da promoção da ciência, tecnologia e inovação em ambiente escolar, em plena identidade e sintonia de ações com o Diretor do nosso Agrupamento, Dr. Jorge Ventura, na assunção de compromissos com o rigor e desenvolvimento de competências empreendedoras, que possam projetar o futuro dos nossos jovens.
Todos os alunos estão de parabéns e merecem da minha parte um sincero elogio pelo trabalho e esforço, pese embora alguns momentos de desinteresse protagonizados por alguns, mas que souberam ouvir, gerir e ultrapassar.
Ao Dr. Hilário Matos pertencente ao gabinete de apoio à vereação da Câmara Municipal de Estarreja, um reconhecido agradecimento pela confiança depositada, ajudando-nos a construir um caminho mais sólido desde a idealização até à concretização dos vários projetos. Os desafios e as sugestões que colocou foram fundamentais.
Por último, um agradecimento especial às colegas Adélia Felgueiras e Cristina Rodrigues Ribeiro, pela disponibilidade e constante partilha de dúvidas e saberes, que com sabedoria souberam dar a este percurso junto dos alunos um toque de tranquilidade.
Coord. Núcleo de Empreendedorismo,
Prof.ra Rosário Santos