Vamos ouvir falar, muito em breve, do jovem realizador e argumentista, Tiago Almeida, aluno de Humanidades do 11.º D2, que apresentou, hoje dia 16 de maio na Escola Secundária de Estarreja, sala B9, em antestreia, a sua nova curta-metragem, intitulada de “Segunda Via”.
Ao bom estilo norte americano revela o bom gosto estético no respeito pelo tempo concreto das ações filmadas, apostando numa história de um jovem imigrante ucraniano como fundamentação para a sua integração social, em meio escolar (ESE), num espaço de vivências, emergência do “ser”, permitindo que o jovem ucraniano ressoe no seu silêncio - a casa, o nosso lar é qualquer lugar onde se tenha o abraço.
Perante uma plateia restrita que contou com a presença do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Prof. Jorge Ventura, Professora da disciplina de MACS, Ana Santos e Coordenadora da Comunicação do AEE, a visão do Tiago conquistou todos os presentes, despertando do fundo do inconsciente a necessidade de sabermos observar, a poesia quotidiana de fragmentos da realidade migratória.
A janela cinematográfica lançada pelo olhar do Tiago, respeitada e intocável nos seus 17 anos, e porque a sua simples presença é reveladora de uma grande humildade, talento e criatividade, determinou rasgados elogios proferidos pelo Prof. Jorge Ventura – a sua visão disrompe ou subverte o normal que é banal, num belo exercício de passagem para o écran das experiências suportadas numa realidade secreta, onde todas as aparências têm as suas raízes.
Ficou o compromisso de no próximo ano letivo ser organizado um projeto alicerçado num evento com expressão supraconcelhia, potenciando os talentos artísticos das crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Estarreja, de uma Escola que se quer cada vez mais, maior, rumo à excelência.
É devido um agradecimento especial a todos aqueles que contribuíram para a realização da curta-metragem: a todo o elenco uma nota de grande apreço pelo profissionalismo demonstrado, aos jovens atores e atrizes, uma palavra de admiração, promissores talentos, prestes a tornarem-se estrelas no panorama nacional; aos restantes intervenientes, pela entrega, dedicação e rigor, foram notáveis, alguns, com o nome firmado no mundo musical e grafismo digital português.
Intervenientes na curta-metragem "Segunda Via", realizada no âmbito da disciplina de MACS (11.º D2)
Na foto, da esquerda para a direita:
-
Diogo Oliveira, 11.º D2 (figurante)
-
Manuel Liendo, 11.º E (ator)
-
Pedro Marques, 11.º D2 (ator)
-
Gabriel Brás, 11.º D2 (ator)
-
Tiago Almeida, 11.º D2 (argumento e realização, coordenação de projeto, direção de fotografia, edição e montagem, operação de câmara, edição de som + ADR, Foley, VFX e Grading)
-
Matilde Carvalho, 11.º D2 (atriz)
-
Henrique Baptista, 11.º D2 (ator, assistente de plateau, guarda-roupa, som direto)
-
Luísa Marques, 11.º D2 (direção de arte, assistente de realização, assistente de guião, assistente de imagem, assistente de plateau, som direto)
-
Bárbara Marques, 11.º D2 (atriz, assistente de imagem, operação de câmara, making of)
-
Bianca Dias, 11.º D2 (figurante)
-
Prof. de MACS, Ana Margarida Santos (atriz, produção)
Há ainda a salientar o valioso contributo de:
-
Filipe Melo (banda sonora)
-
Jónatas Pereira (banda sonora)
-
André Pereira (Design Gráfico - cartazes)
-
Maria Miguel Valente, 11.º B
-
João Martins, 11.º A
-
Yisbelyz Castaño, 11.º D2
Oportunamente, o link de acesso da curta-metragem será partilhado nos canais de comunicação da Escola (no Facebook e na página da Escola), entre outros.
Prof.ª Rosário Santos
Coord. da Comunicação do AEE