“É com imensa alegria que informamos que a partir desta data as vossas escolas foram certificadas pela UNESCO, como pertencentes à rede das escolas associadas da UNESCO.”
Em outubro de 2020, o AEE recebeu a notícia da certificação pela UNESCO como escola/agrupamento pertencente à Rede das Escolas Associadas da UNESCO. Esta comunicação, enviada pela Dra. Fátima Claudino, Técnica Superior no Ministério dos Negócios Estrangeiros – Comissão Nacional da UNESCO - foi recebida com enorme satisfação.
Fazer parte da Rede significa contribuir para a concretização dos objetivos da UNESCO na prossecução da educação de qualidade e da educação para a Paz. Tendo por base a cooperação internacional nas áreas da educação, cultura e ciência, estabelece-se como propósito alcançar as finalidades gerais desta organização: as preocupações mundiais e o papel das Nações Unidas; a educação para o Desenvolvimento Sustentável; a paz e os Direitos Humanos; a aprendizagem intercultural e a cooperação internacional.
A rede de escolas UNESCO foi criada em 1958 e é constituída por mais de 12,000 escolas, distribuídas por 182 países. Portugal registou a primeira adesão em 1985 e conta com mais de 100 Escolas Associadas da UNESCO.
Fazer parte da Rede de Escolas Associadas da UNESCO é, também, assumir que temos um objetivo comum: formar cidadãos verdadeiramente comprometidos com a comunidade local e global, conscientes do seu papel na construção de um mundo melhor.
Assumindo o compromisso com a construção de sociedades sustentáveis, a UNESCO organiza anualmente, em janeiro, a Semana do Som para sensibilizar os Estados Membros sobre melhores práticas de som em todas as esferas da vida (cultural, ambiental, industrial, social e económica). Valorizar a importância do som é cumprir o objetivo de fortalecer a nossa capacidade de coexistir pacificamente e de nos relacionarmos melhor uns com os outros.
O AEE associa-se a esta iniciativa, promovendo a organização da Semana do Som do agrupamento que se realiza anualmente, no mês de janeiro. Publicado em 2024 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e pela Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO (CNU), o Kit Pedagógico “Património Mundial nas Mãos dos Jovens” foi validado pelo Centro do Património Mundial, encontrando-se disponível para uso e disseminação a partir do link.
A atualização e adaptação do Kit UNESCO em português constitui uma atividade para a qual contribuíram gestores dos sítios do Património Mundial em Portugal e professores da Rede de Escolas Associadas da UNESCO em Portugal.
A coordenadora da Rede das Escolas Associadas da UNESCO do AEE,
Prof. Glória Silva (grupo 330)
Para mais informações:
https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/redes-unesco/escolas-associadas-da-unesco