Aprender com a biblioteca escolar - “Quem foi Leonardo da Vinci?”

As bibliotecas escolares, nomeadamente Salreu, irá desenvolver ainda em fevereiro mais uma atividade, partindo da premissa que educação também é cultura, que consistirá em divulgar a vida e a obra de Leonardo da Vinci, integrado nas aprendizagens essenciais do ensino básico – património cultural. 

O livro para além de explicitar os pontos essenciais da vida e obra de Leonardo da Vinci, num discurso de primeira pessoa, propõe a canalização de uma mensagem aos alunos para a importância de espicaçarem a sua curiosidade, desenvolverem um espírito crítico, nomeadamente através da colocação de questões, olharem/observarem atentamente o mundo circundante e acima de tudo praticarem um exercício de ousadia nas suas vidas, sempre articulado com uma visão para o conhecimento. 

Deixamos-lhes esta máxima de Da Vinci: “A sabedoria ... é o sustentáculo para uma verdadeira riqueza da mente”. 

Deixamos desde já também informação sobre as próximas atividades: em Março iremos celebrar a leitura (mês da semana da leitura) com autores portugueses, nomeadamente condensando uma homenagem ao escritor António Torrado, e em Abril iremos enaltecer as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e ainda abordar o novo livro fantástico de Mafalda Cordeiro, denominado “Política para crianças”, articulado com a vertente da cidadania e desenvolvimento (instituições e participação democrática) para o ensino básico.

As bibliotecas escolares estão empenhadas em apresentar recursos de aprendizagem de qualidade e fomentar o espírito crítico a todos os que nos visitam. Obrigado!

 

Bibliotecário,

Joaquim Sousa