No passado dia 24 de abril, teve lugar a segunda edição da Assembleia Municipal Jovem, na Câmara Municipal de Estarreja.
Estiveram presentes 35 alunos da Escola Secundária de Estarreja, das turmas do ensino secundário, 10.º, 11.º e 12.º anos dos cursos científico-humanísticos e profissional.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja, teve como objetivos: reconhecer e valorizar a importância dos 50 anos do 25 de Abril e dos 50 anos de Democracia em Portugal; proporcionar aos jovens um aprofundamento histórico e contextual sobre estas duas datas; incentivar a reflexão crítica sobre os avanços e desafios que a democracia enfrentou ao longo destas cinco décadas e estimular a discussão e o desenvolvimento de ideias sobre como os jovens podem contribuir para o fortalecimento da democracia e para a participação cívica no futuro.
Durante a manhã, os alunos tiveram a possibilidade de dialogar com todos os Presidentes de Câmara do pós 25 de abril - Prof. Maria de Lurdes Breu, Dr. Vladimiro Silva, Dr. José Eduardo Matos e Dr. Diamantino Sabina – os quais partilharam as suas vivências da vida política e a sua visão da importância dos valores democráticos. Este diálogo entre gerações prolongou-se durante o almoço, servido no Restaurante Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Estarreja, pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria (12.º N), orientados pelo professor Emídio Almeida.
Após o almoço, representantes de todas as forças políticas com assento na Assembleia Municipal intervieram, mostrando, entre outros aspetos, a relevância do papel deste órgão na construção da vida democrática em Portugal.
Mais tarde, os alunos, distribuídos em grupos de trabalho, discutiram propostas de ações de melhoria para o Concelho de Estarreja. Terminado este período de reflexão, ouviram uma breve apresentação sobre o funcionamento da Assembleia Municipal e, em seguida, participaram na simulação de uma Assembleia, assumindo os diversos papéis dos elementos que a integram. Esta foi presidida pelo 1.º Secretário - António Jorge Borges, tendo os alunos apresentado as suas propostas, as quais foram sujeitas a votação.
Os trabalhos contaram com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Jorge Ventura, que presenciou uma aproximação dos estudantes às instituições que regulam a vida democrática, num momento particularmente importante para a celebração da Democracia no nosso país.
Professores,
Judite Ferreira
Paulo Freire