Ocorreu na biblioteca escolar de Salreu mais uma ação didática com o 3º e 4º anos de escolaridade destinada à promoção da literacia digital, nomeadamente abordando uma ampla diversidade de temas interrelacionados com o universo da internet.
A boa perceção de atenção e concentração dos alunos permitiu visualizar esta atividade como um complemento formativo relevante para o aluno, contemplando uma articulação curricular com as TIC (1º ciclo).
Os professores também sentiram pela atividade que o domínio do “digital” se afigura como essencial para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.
Deixamos uma singela referência à importância da sociedade digital, que de acordo com o sociólogo Manuel Castells, reveste-se como um imperativo categórico para a “revitalização das democracias”, carregando consigo “transformações” que disputam “a participação direta dos cidadãos, quer seja na política, quer seja na economia, quer seja na educação”. De acordo com a União Europeia “a educação e a formação de elevada qualidade proporcionarão aos cidadãos os conhecimentos, as competências e as atitudes de que necessitam para prosperar e garantir a resiliência económica e a prosperidade social da Europa. Isto inclui a necessidade de dominar competências essenciais, incluindo aptidões básicas e competências digitais”.
Para os alunos, a biblioteca escolar deliberou para as férias escolares um desafio alargado no âmbito da capacitação da criatividade plástica, solicitada por um breve vídeo modelo, no domínio das “expressões artísticas”. Deixamos também aqui nesta rede social um breve desafio de escrita da revista Visão Júnior, a propósito da enunciação/exaltação histórica da cidade de Aveiro, que é o seguinte: “Queres ser o próximo a contar como é o sítio onde vives? Escreve-nos para vjunior@visao.pt “
Bibliotecário,
Joaquim Sousa