O desafio Biodiversidade: Preservar e Regenerar, uma importante oportunidade de educação ambiental, destinada ao desenvolvimento de uma população consciente e informada sobre a Biodiversidade local, bem como à sensibilização para as boas práticas diárias para a sua conservação, tem como objetivo a sensibilização das crianças e dos jovens para medidas concretas de consciencialização sobre a Conservação da Biodiversidade, mediante a realização de trabalhos centrados nesta temática e, assim, potenciar uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos dos alunos enquanto cidadãos e cidadãs conscientes da complexidade do mundo e do estado ambiental do Planeta.
O desafio centra-se em várias ações de intervenção, uma delas a instalação de comedouros, bebedouros e caixas ninho para aves, neste caso dentro do recinto escolar.
Este desafio foi acarinhado pela turma do 10ºC, na disciplina de Geometria, sob a orientação do professor António Bernardes. A temática foi integrada no currículo da disciplina, desenvolvida e trabalhada de forma a envolver os alunos com metodologias ativas.
Os alunos projetaram, desenvolveram e construíram vários ninhos, expostos numa das árvores autóctones no átrio verde da entrada principal da escola, como exemplo de uma boa prática de preservação da biodiversidade, os quais serão devidamente afixados, nos locais a definir para o efeito, no início do próximo ano letivo, por estes alunos e seu professor.
Bem-haja a Todos pelo trabalho realizado!
P`Professor António Bernardes e Alunos do 10ºC,
Fátima Silva
(Coordenadora do Programa Eco-Escolas na ESE)