A comunidade escolar da Escola Secundária de Estarreja, pelo segundo ano consecutivo, pôde acompanhar e vivenciar, de perto, três das fases do ciclo de vida da borboleta “Cauda-de-Andorinha” (ovo, lagarta, crisálida, borboleta).
Projeto da iniciativa da professora Ana Clara Correia, no ano letivo transato, e acarinhado pelo Eco Conselho da ESE, devolveu ações de preservação e regeneração da biodiversidade em meio escolar.
O ciclo de vida da “lagarta da arruda” decorreu no bloco A, armário de madeira, sito no átrio interior, monitorizado pela docente Ana Clara e pelo Eco Conselho, contando com a indispensável colaboração das assistentes operacionais do respetivo bloco.
Durante o primeiro período, três lagartas foram devidamente monitorizadas e alimentadas, entrando na fase de crisálida até ao passado mês de maio. Uma quarta lagarta juntou-se às três crisálidas já durante o terceiro período. Todas eclodiram. Duas foram “devolvidas” à natureza e as duas últimas foram libertadas na Eco estufa, junto do bloco D.
Uma das bonitas borboletas, a terceira, fez todo o seu ciclo de vida na estufa (cerca de 4 semanas), tendo sido cuidada e acarinhada pela sua Eco tratadora e assistentes operacionais do bloco D, face a fragilidade com que nasceu, impedindo-a de voar.
A quarta borboleta, em fase de crisálida desde o primeiro período, nasceu no dia 6 de junho, linda e perfeitinha, passou pela estufa e foi libertada no dia 7 de junho pelo Eco Conselho no meio ambiente.
Partilhamos alguns dos momentos e memórias da curta vida destas lindas borboletas.
NÃO esquecer, se biodiversidade queres ter, preservar é um dever!
Bem-haja a Todos pelo trabalho realizado!
Fátima Silva
(Coordenadora do programa Eco-Escolas na ESE)