A propósito das celebrações dos 50 anos de Abril, o deputado Ascenso Simões profere na comunicação social que “falta a Portugal cumprir a espiritualidade”.
No âmbito da comemoração do “Dia da Terra”, uma emergência para a nossa atualidade problemática de foro ambiental, os alunos têm feito uma viagem espiritual ao mundo da fotografia numa homenagem ao mestre Sebastião Salgado, o qual no seu albume referencial “Genesis”, presta “um tributo à Terra”, e porque não dizê-lo à biodiversidade. Um momento de comunicação reflexiva introspetiva, como se estivessem numa galeria de arte. As bibliotecas também nos podem ajudar a desvendar novos e inéditos mundos desconhecidos.
Em seguida, abordou-se o “herói do gelo” – o pinguim imperador – e o fenómeno da sua extinção gradual até final do século. Os alunos gostaram particularmente das “diatribes” aquáticas deste pinguim na Ántartida, pela lente da World Press Photo.
Posteriormente, os alunos acederam a um contacto com o universo não ficcional do livro “Vamos Salvar o Planeta Terra”, o qual nos traz uma diversidade ampla de temas enquadrados no currículo do estudo do Meio, nomeadamente redirecionando a atenção do aluno para os problemas ambientais/alterações climáticas.
Finalmente, com suporte em diapositivos imagéticos, os alunos elencaram estratégias conducentes à proteção ambiental.
Esta atividade tem sido bastante útil e relevante para a educação formativa do aluno.
Bibliotecário,
Joaquim Sousa