A biblioteca escolar de Salreu deu por finda a atividade consagrada à celebração do “Dia da Terra”, envolvendo as turmas do 3º e 4º ano de escolaridade.
Prestou-se, então, uma homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado, que no seu livro “Genesis” traça o retrato emblemático de paisagens, animais e tribos, que pupulam os continentes, fortalecendo a “densidade artística” da fotografia a preto e branco e o deslumbramento do olhar, num retorno longínquo a um estado de criação mais primitivo, desejavelmente numa contemplação do planeta em “meditações” de motivos originais e imaculados.
Seguiu-se a introdução da música clássica. Fizeram as honras as composições célebres de Joan Tower (“Big Sky”) e George Fenton, de tributo à Terra. Um momento simbólico de comunhão/sintonia dos alunos com a crise climática que constitui uma ferida aberta atual nas nossas sociedades.
Ainda a realçar como novidade um livro maravilhoso de Adrienne Mason, apontando para a preservação da biodiversidade. Neste âmbito, os alunos leram os motivos que assinalam a relevância da biodiversidade nos tempos modernos e designaram numa “chuva de ideias” as medidas que podemos no nosso dia a dia implementar para tornar o planeta mais bonito e agradável. Os alunos puderam assim evidenciar os seus pré-conhecimentos em sede de defesa/proteção ambiental, adquiridos ao longo do 1º ciclo.
O balanço da atividade foi extremamente positivo e enriquecedor das aprendizagens dos alunos, contemplando diversas áreas curriculares do saber, desde o Estudo do Meio, à Educação Artística e à Cidadania e Desenvolvimento.
O mês de Junho será dedicado integralmente ao desenvolvimento da literacia digital dos alunos.
Bibliotecário,
Joaquim Sousa