No dia 09 de setembro teve lugar no Cineteatro de Estarreja a Sessão de Abertura do Ano letivo 2022-2023, aquele que é o primeiro e significativo encontro do ano, com o convidado de honra, S. Exa. o Sr. Ministro da Educação, Professor – Doutor João Costa.
Receção à Comunidade Educativa ilustra a dinâmica concelhia na área da Educação em estreita colaboração organizativa com o Agrupamento de Escolas de Estarreja, agrupamento que se impõe pela sua dimensão estruturante, enquanto base delineadora e mobilizadora espelhada em três dimensões fundamentais: a dimensão organizacional, a dimensão pedagógica e a dimensão humanista.
Antecedeu o início da sessão um momento musical – música clássica instrumental que ajudou a perpetuar múltiplas emoções. Depois da nota de boas-vindas na voz do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. João Alegria, foi apresentado o Plano Municipal de Educação.
Palavras de muito respeito, cordialidade e de reconhecimento ao estimado Professor – Doutor João Costa, S. Exa. o Sr. Ministro da Educação, cuja presença nesta cerimónia, sinaliza o espírito de cooperação institucional com que distingue o Agrupamento de Escolas de Estarreja, um marco de grande significado, foram expressas pelo Dr. Jorge Ventura, Diretor, no uso da palavra. Dirigiu, também, uma palavra de sentido agradecimento a todos os convidados de honra, que, de forma generosa, aceitaram o convite para integrarem a cerimónia, com destaque à Dr.ª Cristina Oliveira - Delegada Regional de Educação da Região Centro, à Dr.ª Regina Bastos - Membro da Comissão de Assuntos Europeus e Presidente da Assembleia Municipal de Estarreja, à Dr.ª Conceição Teixeira - Presidente do Rotary Club de Estarreja e ao Dr. José Eduardo de Matos do Secretariado Executivo Intermunicipal da Região de Aveiro.
Dr. Jorge Ventura no decurso da sua comunicação, alicerçou o seu pensamento na reflexão crítica, sentir e criar em alinhamento com as raízes do seu conhecimento filosófico – a metafísica, feito de razão de ser do seu compromisso maior com a Escola. A matriz identitária do Agrupamento de Escolas de Estarreja esculpida ao longo do seu percurso histórico, impele ambicionar mais e melhores níveis de excelência e a protagonizar novas e inovadoras iniciativas pedagógicas e organizacionais, trilhar novos caminhos de diferenciação, acima de tudo, construir pontes de oportunidades atribuídas à conjugação do compromisso, do acompanhamento e da atenção no melhor serviço educativo. O futuro convoca o AEE a assumir uma estratégia de cooperação, na promoção do conhecimento tecnológico e científico, contribuindo para a criação de mais valor na construção de caminhos de progresso económico, social e cultural, dando nota disso mesmo, a candidatura a um CTE – Industrial, traduzida pelo reconhecimento e acreditação que o agrupamento dirige às ofertas educativas e formativas do ensino secundário, enfatizou o Sr. Diretor do AEE.
Seguiu-se a intervenção singular de S. Exa. o Sr. Ministro da Educação, pautada por uma comunicação genuína que, no seu estilo de grande afabilidade, agarrou a assembleia, ao dissertar sobre temas de centralidade maior, no contexto de Escola: dar continuidade a ações centradas no sucesso escolar, na inclusão e no fomento de uma cidadania ativa e esclarecida. Um sucesso que não se quer estatístico e hierarquizado, mas de aprendizagens reais e que tem sido afetado pelo impacto que os anos de pandemia e encerramento de escolas teve nos alunos.
O processo de transformação que mobiliza o AEE e o desenvolvimento institucional que é ambicionada, só é possível através do envolvimento e compromisso de todos os membros da comunidade educativa. Nesse sentido, o Diretor do Agrupamento, expressou um agradecimento aos professores presentes – pela especial natureza da sua função, construção do conhecimento científico e saber pedagógico – e ao pessoal não docente – pelo seu profissionalismo e grande dedicação às crianças e jovens, à causa da educação – detêm um papel decisivo.
O Agrupamento de Escolas de Estarreja é hoje visto como uma instituição de ensino e formação multifacetada e de qualidade. A afirmação assume uma posição crucial, não sendo alheia o forte comprometimento com o tecido empresarial, numa corresponsabilização mútua entre a instituição de ensino, as empresas e os seus empresários. Vários são os protocolos e as parcerias estabelecidas, não só em contexto de trabalho e formação profissional, como em projetos inovadores de desenvolvimento tecnológico e científico. Uma saudação especial, agradecimento sentido de profunda gratidão foi deixado pelo Dr. Jorge Ventura a todos os empresários, administradores e representantes de empresas, cuja presença na cerimónia enriquece e enobrece o AEE.
-
Air Liquide, S.A - Eng. Leonel Carvalho.
-
Asnufil, Lda. - Dr.ª Cristina Soares (em representação do administrador).
-
Bondalti Chemicals, S.A – Dr. David Lopes (em representação do administrador).
-
CIRES - Companhia Industrial de Resinas Sintéticas, Lda. – Eng.. Pedro Gonçalves.
-
Fernando Ferro & Irmão, S.A. - Sr. Fernando Ferro e Sr. Leonel Ferro.
-
Frutas Monte Cristo, S.A – Dr. Nuno Castro (em representação do administrador).
-
Inoxantuã, Lda. - Eng. João Ricardo.
-
Mel Editores, Lda. - Dr. Rui Gonçalves.
-
M. Contas - Marques Mendonça - Unip. Lda. - Dr.ª Maria Mendonça.
-
Transportes J. Amaral, S.A. – Responsável do Dep. Recursos Humanos em representação do administrador.
-
Sinuta, S.A. – Dr.ª Marta Fonseca (em representação do administrador).
-
Plásticos Joluce, S.A. – Dr.ª Adriana Silva (em representação do administrador).
-
Valente & Lopes, Lda. – Eng. Pedro Valente.
A sessão foi abrilhantada pela homenagem emotiva a docentes e não docentes aposentados, o reconhecimento do significativo contributo destes profissionais para a educação e formação de crianças e jovens do concelho.
Mantendo presentes os princípios da confiança, da segurança, da proximidade, da cooperação e do compromisso foram deixados votos de um ótimo ano letivo 2022/2023 a toda a comunidade educativa.
Coord. Com. do AEE
Prof.ª Rosário Santos