Com a presença do ilustre físico, cientista e professor catedrático jubilado, Professor Doutor Fernando Carvalho Rodrigues.
Cerimónia intimista, dos mais nobres momentos da vivência escolar do Agrupamento de Escolas de Estarreja, ficou marcada pela distinta presença e comunicação do ilustre orador e cientista, professor doutor Fernando Carvalho Rodrigues com a intervenção temática “Aprender, Aprender a Ser – Ser”. Uma aula de excelência, de um pensador que sempre procurou a excelência na investigação, ilustre cientista de renome mundial, que no ensino assumiu o compromisso com o SABER e o APRENDER, o APRENDER a SER, saber estar no mundo – SER.
No seu cativante tom coloquial recheado de boas memórias, histórias inquietantes, viajou pela teoria da evolução humana, que, conforme demonstrou, é uma aventura dos nascidos humanos, seres de carbono que transferem conhecimento para os não humanos, seres de silício (fabricados) com cada vez mais prerrogativas operacionais.
Na sua "aventura" pela teoria da evolução humana, passou pelo conceito do número de ouro e do eletrão, pelo pensamento matemático e da física — só adquire significado através da sua fundamentação geométrica, na medida em que qualquer ação entre realidade/modelo de um design justifica o modelo e relevam o papel decisivo das perceções no seu sistema de crenças na construção de observáveis, que são a realidade de cada SER: o CONHECIMENTO. O mundo trará novos desafios para os designers, que terão de conceber os melhores cenários para esta convivência - sem esquecer, claro, a UTOPIA, disse Carvalho Rodrigues.
O entusiasmo e competência que o professor coloca em tudo foi evidente, empolgante, um ser humano inspirador, que transparece a densidade do compromisso com o conhecimento e pelo amor que transcende o seu olhar a cada explicação. Para uma plateia essencialmente de professores, adverte que “na sublime missão de ensinar e na procura sofisticada e exaustiva de estratégias, incorpore-se, não há substituto para o ESTUDO, não há substituto para a PRÁTICA”.
Uma cerimónia de Abertura do Ano Letivo marcante, cujo convite ao ilustre cientista Fernando Carvalho Rodrigues aconteceu pela mão do diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, prof. Jorge Ventura, com envolvimento na organização do evento em articulação com a Câmara Municipal de Estarreja. Um Agrupamento e um Município mobilizados em torno de objetivos de desenvolvimento que se permitem perspetivar criticamente, comprometidos com os novos desafios que se colocam à Educação.
Subordinado a um mosaico de diferentes áreas de representação, feito de razão de ser do seu compromisso maior com a Escola, o Diretor Jorge Ventura, nas suas duas intervenções, realçou o facto de este ser um Agrupamento que nos últimos anos se afirma no panorama nacional pelo modelo pedagógico diferenciador, que se inscreve num espaço de liberdade, de autonomia e de pensamento crítico.
Na eloquência e coerência que caracteriza o prof. Jorge Ventura, este reafirmou que, no AEE, se vive uma relação uníssona entre a emoção e a razão, assumida na ação pedagógica de proximidade praticada diariamente, validada na promoção de uma Educação Inclusiva. A ação maior do AEE centra-se “NA CONJUGAÇÃO DO COMPROMISSO, DO ACOMPANHAMENTO E DA ATENÇÃO”, três premissas do SUCESSO de um projeto educativo cuja memória descritiva nos acompanha e nos distingue. Há que saber-fazer Floresta, a Escola, tal como a casualidade ser indecidível quanto ao futuro, temos que prosseguir um Futuro Maior, perpetrado na Arte, Cultura e Comunicação, como vetores de desenvolvimento integral do indivíduo – para SER cidadão.
Prof.ª Rosário Santos | Coord. Com. AEE
Discurso – Diretor do AEE, prof. Jorge Ventura
Orador professor doutor Carvalho Rodrigues - Partes 1 e 2
Ver a segunda parte deste vídeo na página de Facebook institucional do Agrupamento.