Cerimónia de Entrega de diplomas do processo RVCC e do curso de Português Língua de Acolhimento

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Estarreja desempenha um papel crucial na educação e formação de adultos, no município de Estarreja e concelhos limítrofes. 

O processo de RVCC é de extrema importância tanto para os indivíduos como para a sociedade em geral. Este processo permite uma maior inclusão social e profissional, reconhecendo o valor das experiências de vida e trabalho de todos os cidadãos, independentemente do seu percurso académico. E, dado o crescimento galopante da imigração, as necessidades da sociedade exigem uma alteração de comportamentos, de atitudes dos seus cidadãos. Assim, o Curso de Português Língua de Acolhimento desempenha um papel fundamental na integração dos imigrantes na nossa comunidade.

Nesta linha, no passado dia 11 de julho, pelas 17:00h, o auditório da Escola Secundária de Estarreja encheu-se de brilho para receber 32 candidatos do processo RVCC e 44 alunos do Curso de Português Língua de Acolhimento. Com efeito, aqui teve lugar a cerimónia de entrega de diplomas aos formandos em questão, manifestando, estes, o seu júbilo pela concretização de mais um sonho. Este evento foi mais um momento alto de uma escola que prima por uma cultura inclusiva, pela diversidade, pela equidade e pela excelência. 

A equipa do Centro Qualifica, na pessoa da sua coordenadora, e a professora de PLA agradecem, sobremaneira, ao Senhor Diretor do AEE, Dr. Jorge Ventura, o apoio incondicional e a confiança depositada neste grupo de trabalho. Agradecem, também, a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. João Alegria, da Vereadora da Cultura e da Inclusão Social, Dra. Isabel Simões, à Chefe de Divisão de Acompanhamento aos Centros Qualifica (ANQEP), Dra. Maria João Alves, à coordenadora do Curso Profissional de Técnico de Cozinha e Pastelaria, professora Rosa Correia, e às entidades parceiras presentes.

Um sentido bem-haja ao professor Alexandre Ferreira, membro da Direção, que, de forma dinâmica, criativa, resiliente e divertida, apresentou esta cerimónia.

As professoras, Cecília Bento e Elsa Direito