No dia 3 de novembro, em representação do Agrupamento de Escolas de Estarreja, a coordenadora do Programa de Educação para a Saúde, professora Lúcia Santos, compareceu na Cerimónia de entrega do Selo Escola Saudável que teve lugar na Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga e que contou com a presença e intervenção do Diretor de Serviços de Projetos Educativos, Dr. José Carlos Sousa, do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa e dos elementos da Direção Geral da Educação, Dr. Rui Lima, Dra. Laurinda Ladeiras e Dra. Isabel Lopes.
Com a atribuição deste Selo, a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), pretende reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas que privilegiam, no seu quotidiano, a promoção da saúde e do bem-estar de toda a comunidade educativa. É com grande satisfação que vimos o Agrupamento de escolas de Estarreja distinguido com o Selo de Escola Saudável 2021-2023, nível avançado, tendo, no biénio anterior, sido galardoado com o nível intermédio.
De acordo com a OMS (Organização Nacional da Saúde), uma Escola Promotora da Saúde (EPS), preocupa-se em promover nos/as alunos/as e restante comunidade educativa, a capacidade de “cuidar de si e dos outros, prevenir os principais fatores de risco com implicações na saúde (consumo de tabaco/drogas/álcool; comportamentos sexuais de risco; alimentação desequilibrada; sedentarismo) e desenvolver competências para a equidade, a justiça social e o desenvolvimento sustentável”.
Plenamente conscientes de que há ainda muito por fazer nesta matéria, é também verdade que muitos passos já foram dados.
Estão de parabéns os professores, alunos, encarregados de educação e todos os que se envolveram na concretização das inúmeras atividades ligadas à promoção da Saúde. O compromisso de toda a comunidade educativa por mais esta distinção é agora maior e mais desafiante.
Prof.ª Lúcia Santos
Coordenadora do PES - AEE