No dia 20 de outubro, assinala-se o DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING. A data é um alerta internacional para o problema com que muitas crianças e jovens vivem. Sob o lema BULLYING DIZ RESPEITO A TODOS NÓS, o serviço de psicologia e orientação dirige às turmas do 7º ano uma sessão de sensibilização para falar abertamente sobre esta problemática e ajudar os alunos a compreender as causas e consequências do Bullyng, a saber identificar situações, a agir adequadamente e ativar os recursos mais indicados.
Porque o combate ao bullyng é um desafio colocado todos os dias do ano a todos os que fazem parte desta enorme comunidade escolar, aproveitamos para partilhar recursos que a qualquer hora poderão contribuir para uma escola sem bullying e mais INCLUSIVA.
Website “Escola Sem bullying. Escola sem Violência” – Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying
https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/
Iniciativa do Ministério da Educação de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas escolas. Tem associada a campanha “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, que se configura como um importante instrumento de sensibilização, prevenção e intervenção, destinado a toda a comunidade educativa, com vista à erradicação deste problema.
Associação de Apoio à Vítima - APAV - site para jovens
http://www.apavparajovens.pt/pt/
Aborda diversas temáticas relacionadas com a violência sobre as crianças e jovens, como violência doméstica, violência no namoro, bullying, violência online, violência sexual, segurança na rua, segurança na internet, segurança na escola etc.
Orientações para pais
https://apav.pt/apav_v3/images/pdf/FI_Bullying_2020.pdf
Maria de Fátima Alçada
(Psicóloga)
NOTA: Fonte da imagem - internet / Google