No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES) da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire, durante o mês de maio, foram realizadas várias atividades com o objetivo de promover, valorizar e desenvolver comportamentos que conduzam a estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis.
A Coordenadora do projeto PES, Fernanda Raimundo, em articulação com o Coordenador do Programa Eco-Escolas, Paulo Quelhas, organizaram no dia 28 de maio a atividade "Coração Humano". Esta iniciativa visou sensibilizar a comunidade escolar para a problemática das doenças cardiovasculares e para a importância de prevenir o seu aparecimento através de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física.
A atividade contou com a participação de todos os alunos, professores e assistentes operacionais da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire. O evento teve início com a criação de um coração gigante desenhado no pavimento por diversos alunos e culminou com a leitura dos dez mandamentos para um coração saudável:
- Consulte seu médico periodicamente
- Diga não à obesidade e controle seu peso
- Meça sua pressão arterial com frequência
- Diga não ao fumo ativo ou passivo
- Evite o consumo excessivo de sal
- Diga não ao sedentarismo. Pratique atividades físicas
- Escolha bem os alimentos
- Saiba se é diabético e se tem colesterol alto
- Evite o stress
- Ame a vida e o seu coração
Estas ações foram desenvolvidas com o intuito de fomentar uma maior consciência sobre a saúde cardiovascular entre todos os membros da comunidade escolar, promovendo, assim, a adoção de hábitos que contribuem para um estilo de vida mais saudável e sustentável.
Prof. Paulo Quelhas