As turmas do 9.ºano, na disciplina de Educação Visual, sob a orientação dos professores Fernando Rocha e Sílvia Pacheco, aderiram ao desafio “Criar com Estilo – Espécies nativas em tecido”, no âmbito do projeto do programa Eco Escolas “Roupas usadas não estão acabadas”, cuja informação relativa aos trabalhos submetidos na plataforma da ABAE aqui transcrevemos e divulgamos:
“Fauna | Lontra | 9.ºF (alunos do prof. Fernando Rocha): Começámos o nosso trabalho pensando no animal que poderíamos fazer e decidimos escolher a lontra. Tínhamos de fazer um saco, em que fosse apresentado um animal da nossa área, ou seja, onde vivemos (Estarreja), e após a nossa pesquisa descobrimos a lontra. Podemos encontrar a lontra no BioRia, em Salreu. Usámos um tecido velho para fazer o saco e também utilizámos tecido para fazer a lontra. No saco foi usado tecido branco e na lontra tecido castanho. Primeiro começámos por fazer o molde. De seguida cortámos o molde para termos noção da quantidade de tecido que iríamos precisar. Depois de termos o tecido cortado, colámos no saco de tecido. Fizemos a lontra a segurar o filho nos braços. Usámos clipes para fazer os bigodes da lontra. Na parte da frente do saco ficou a lontra com o filho e na parte detrás fizemos como se fosse as costas da lontra, para dar a ideia de que ela atravessa o saco. Foi um trabalho muito divertido e interessante de realizar e achamos que o resultado final ficou muito bom e alcançou as nossas expectativas.
Flora | Medronheiro | 9.ºA (alunos da professora Sílvia Pacheco): O trabalho foi desenvolvido por um grupo de quatro alunos com idades compreendidas entre os 14 e 15 anos. O trabalho iniciou com a pesquisa de espécies nativas nacionais tendo o grupo optado pela flora, nomeadamente o medronheiro. Aprofundaram a pesquisa procurando imagens dos elementos que melhor caracterizam a espécie, concluindo que o fruto e a folha seriam os mais adequados. A base do trabalho foi um saco de pano (tote bag) confecionado com reutilização de um lençol usado e na representação dos elementos recortes de peças de roupa usadas. O círculo azul da base foi pintado com tinta acrílica para permitir as lavagens e durabilidade e os restantes elementos foram cosidos à base. O envolvimento dos alunos do grupo e dos familiares que os auxiliaram na confeção do saco, seleção de materiais e a partilha de técnicas foi essencial para a concretização do projeto.”
Fátima Silva
(Coordenadora do Eco Escola na ESE)