O Dia Mundial da Floresta, 21 de março, foi assinalado antecipadamente na Escola Secundária de Estarreja, a 19 de março, face às atividades planeadas no âmbito da Feira da Juventude, a decorrer nos dias 21 e 22 de março.
Sob a orientação e coordenação do biólogo do município, Dr. Rafael Marques, antigo aluno da ESE, os alunos de Geografia A, da turma do 10ºD, foram desafiados a participar na atividade de remoção de uma espécie invasora, entre o bloco D e o campo, a Cortaderia selloana.
O Dr. Rafael, depois de uma breve caracterização da espécie suprarreferida, convidou os alunos, recorrendo a meios e técnicas bastante simples, sustentáveis e acessíveis a qualquer elemento da comunidade escolar, a remover a mesma. Foi com determinação, empenho e entusiasmo que os alunos concretizaram a tarefa proposta com sucesso e grande satisfação.
Depois de removida a invasora e preparado o espaço anteriormente ocupado pela mesma, este foi preenchido e embelezado com a plantação de uma espécie autóctone - um medronheiro, Arbutos unedo, generosamente oferecido pelo município.
Mais uma vez, uma palavra de apreço ao apoio municipal e ao excelente trabalho realizado pelo Dr. Rafael Marques, junto dos nossos alunos, educando para a necessidade urgente de mudança de comportamentos, ações e atitudes.
“O planeta encantas, com cada árvore que plantas!”
Fátima Silva e António Regalado
Eco-Escola ESE