O bullying e o ciberbullying são fenómenos de violência que têm registado uma frequência crescente, provocando consequências que podem ser graves ou mesmo devastadoras na vida das vítimas. O dia 20 de outubro, dia internacional de combate ao bullying, chama a atenção para o problema e desperta a necessidade de desenvolver ações que visem minorar o problema que tantas crianças e jovens vivenciam. Sob o lema BULLYING DIZ RESPEITO A TODOS NÓS, a psicóloga responsável pelo serviço de psicologia e orientação da escola secundária de Estarreja encontra-se a realizar sessões de sensibilização dirigidas às turmas do 7º ano de escolaridade, com o intuito de ajudar os alunos a compreenderem as causas e consequências do bullying, a saber identificar situações, a agir adequadamente e a ativar os recursos mais indicados.
Porque é fundamental que todos os agentes educativos tenham um papel ativo no combate a este problema, partilhamos recursos que poderão contribuir para uma escola promotora de bem-estar e mais inclusiva. Este ano destaca-se o site do Sistema Nacional de Saúde – SNS 24, que disponibiliza conteúdos para ajudar a perceber toda a problemática e a ajudar as vítimas.
Consultar aqui https://www.sns24.gov.pt/guia/prevencao-do-bullying/?fbclid=IwAR3BZY5NGIjaNrYbFTLIwIBsgPMLt7hkHeH5RQSyw6YVkeB9xc0ug1b7KhY#
Psicóloga Fátima Alçada