Por uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro, o Dia Mundial do Cancro celebra-se a 4 de fevereiro, lembrando a importância da união de todos nós para enfrentar um dos maiores desafios da história: o cancro. O Agrupamento de Escolas de Estarreja junta-se a esta iniciativa.
Unir vozes! Porquê?
A incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo, morrendo anualmente cerca de 10 milhões de pessoas, o equivalente à população de Portugal. Os especialistas estimam que, se nada for feito, em 2030 as mortes por cancro atinjam 13 milhões de pessoas.
No entanto, mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente. Ao implementar estratégias apropriadas, e recursos para a prevenção, deteção precoce e tratamento, é possível salvar até 3,7 milhões de vidas todos os anos.
A nossa participação cívica é fundamental. A responsabilidade é de todos!
Quanto mais sabemos, mais progresso podemos fazer na redução dos fatores de risco, aumentando a prevenção e melhorando o diagnóstico precoce, o tratamento e os cuidados ao doente.
Só pessoas unidas fazem a mudança acontecer. Ao aumentar a literacia e a compreensão do público e da política em torno do cancro, reduzimos o medo, aumentamos a compreensão, dissipamos mitos e conceitos erróneos e mudamos comportamentos e atitudes.
Juntos criamos a mudança!
“A mesma esperança”
Hino à vida e à luta contra o cancro, criado pela Banda da Escola Secundária de Penafiel
#DiaMundialdoCancro #PorCuidadosMaisJustos e #ligacontracancro
Fonte: https://www.ligacontracancro.pt/dmc. Consultado em 31/1/2023
Equipa PES
Ana Luísa Pinto
Elizabete Costa
Elizabeth Marques