Divulgação do Eco-Código, Exposições, Biodiversidade do recinto escolar... 19 e 22 de abril | Semana ECO-PES | ESE

A Semana ECO-PES, na Escola Secundária de Estarreja, teve início no dia 19 de abril, com o torneio interturmas do 3º ciclo, dinamizado pela Associação de Estudantes.

No dia 22 de abril procedeu-se à divulgação do Eco-Código, contando com a presença de uma agradável moldura humana composta por um grupo significativo de alunos, acompanhados pelos seus professores, pelo Diretor do AEE, professor Jorge Ventura, pelo Vice-Presidente do município de Estarreja, Dr. João Alegria, entre outros elementos da comunidade escolar. Seguiu-se um momento musical com a Eco-Canção, dinamizado pelo professor Tiago Silva e os alunos Eco-Conselheiros, que marcou a abertura de várias exposições no átrio exterior, no polivalente e na biblioteca escolar.

Depois da intervenção do Diretor do AEE e do Vice-Presidente da CME, a turma do 10ºF graciosamente conquistou o público com o seu METAGLUTÃO, trabalho desenvolvido na disciplina de Técnicas Oficinais, no âmbito do projeto de Cidadania da turma, sob a orientação e coordenação do professor Nuno Branco. Este, juntamente com o aluno Rafael Ferreira, fizeram uma breve descrição do trabalho realizado - peixe grande construído a partir da reutilização de materiais metálicos com o objetivo de educar a comunidade escolar para a correta separação dos resíduos, neste caso das garrafas de plástico. O trabalho está em fase de construção.  Quando concluído será estrategicamente afixado no átrio principal da escola para apreciação e uso pela comunidade escolar. Acresce referir que a turma esteve igualmente acompanhada pela sua diretora de turma, Teresa Pacheco.

Depois de visitadas todas as exposições e inaugurada a exposição fotográfica “H2O, uma fórmula, diferentes olhares”, 3ªedição, promovida pela AdRA, seguiu-se um momento gustativo preparado pela professora Rosa Correia, coordenadora do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, pela sua equipa de trabalho e alunos, no Restaurante Pedagógico. 

Ao final da manhã, decorreu uma sessão de exploração da biodiversidade do recinto escolar, dinamizada pelo biólogo do município de Estarreja, Dr. Rafael Marques e sua colega Vitória, pela professora Graça Rodrigues, acompanhada pelas suas estagiárias, para os alunos das turmas do 11ºB, disciplina de Biologia e Geologia, e 8ºE, disciplina de Geografia. Mais uma vez foi reiterada a importância e características da floresta nacional, com destaque para as espécies autóctones, bem como enfatizada a problemática das espécies invasoras. 

Durante a tarde decorreu o 3º Café Pacopar, “Hidrogénio Verde & Descabonização”, atividade já noticiada.

Bem-haja a Todos pelo trabalho realizado!

 

Eco-Escolas ESE,

António Regalado e Fátima Silva