Nada é para sempre, tudo tem começo, meio e fim… Uma verdade de “La Palice”.
No passado dia 26-04-2024, a turma do 12º M, acabou as atividades práticas na ESE. E como aconteceu ao longo destes 2 anos a turma foi solicitada a realizar um “coffee break” para o enceramento da semana ECO-PES, e, em simultâneo, preparar a última ronda da atividade “O 9º ano almoça na Póvoa”. Como se esperava os alunos responderam com responsabilidade e profissionalismo.
Permitam-me lembrar algumas das atividades que todos fomos fazendo ao longo do ano, passo a citar:
-
Almoço de abertura no restaurante da Póvoa;
-
Jantar temático: o “Blind Dinner”;
-
A festa de Natal para os funcionários da Fundação Dias da Costa em Avanca;
-
A festa de natal da Escola Básica de Cabeças;
-
“Vamos fazer Fogaças”, mostra ao vivo no polivalente da ESE;
-
“workshop” “A revolta do bacalhau”;
-
O almoço com os chefes do grupo Pestana (Nelson Rolo e Pedro Macedo);
-
Participação no concurso Green chef 8 Combate contra o desperdício alimentar, promovido pela DECO, onde realizaram um vídeo sobre a temática, “Almondegas recheadas com gratinado de Avintes sobre cama de arroz de Salreu e beterraba”. Ficamos em 1º lugar na nossa categoria angariando um prémio para a escola, uma “Action cam”;
-
Participação no concurso “Chemrus” em parceria com os colegas de química, donde surgiu a ideia de elaborar o vídeo o bolo de chocolate com ares de modernidade. Outros se seguiram o da Fogaça, do “Couscous”, do arroz de robalo, etc…
Na minha opinião foi um ano bem preenchido, repleto de momentos diferenciados e proveitosos, aos quais os alunos, na grande maioria das vezes, responderam “presente”, numa demonstração de responsabilidade, dedicação e profissionalismo.
Enquanto formador tentei, na medida do possível, apoiá-los no seu crescimento como pessoas e profissionais, procurando promover neles a confiança, a segurança e competência enquanto futuros profissionais. Também procurei desenvolver atividades que os envolvessem com a comunidade educativa de forma a ganharem confiança ao mostrarem do que são capazes, a vencerem medos do olhar dos outros, a percecionarem o sucesso e a sentirem-se motivados para continuar no caminho.
Nem tudo foi fácil, no entanto conseguimos vivenciar experiências únicas.
Para ser sincero já estou com saudades, sinal duma tristeza anunciada. Dizem que quando nos sentimos assim é porque alguma coisa boa aconteceu. Eu sei que sim e que valeu a pena. Fico feliz por isso.
Deixo o meu agradecimento pelo feito. Agora mãos à obra para o que ainda está por realizar: a Formação em contexto de trabalho e a Prova de Aptidão Profissional.
E a todos os alunos Muitas Felicidades!
Formador: Jorge Silva