No passado dia 5 de fevereiro, realizou-se o encontro “Inclusiva…mente(s)” na escola sede do Agrupamento de Estarreja, que contou com a presença do Professor Dr. David Rodrigues a convite da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), do Agrupamento.
O objetivo desta iniciativa era abrir o debate e reflexão em torno dos desafios que trazidos pelo Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho relativo à Educação Inclusiva, a qual se “quer para todos, com todos e de todos”, na tentativa de trazer alguma luz às dificuldades inerentes à sua operacionalização.
Da vasta biografia do Professor, destaca-se que foi professor de Educação Especial, e ingressou como docente na Universidade Técnica de Lisboa em 1980. Doutorou-se em 1987 com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral e obteve o título de “Agregado” na mesma Universidade. Em 2016 cessou a carreira docente universitária como Professor Catedrático (UPt).
Lecionou como professor convidado em várias universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Açores) e estrangeiras (KUL -Bélgica, UNICAMP, UEDESC, UNESP e UFES -Brasil e USJ - China), entre outras. Realizou também um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA) e orientou diversas teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado.
Foi ainda Embaixador Paralímpico (Pequim, 2008) e recebeu o Prémio Internacional de Investigação “União Latina” (2007).
Em 2017 foi galardoado com o “Distinguished International Leader Award” pelo Council for Exceptional Children - DISES (Estados Unidos) e, por este facto, recebeu um Voto de Congratulação unânime do Plenário da Assembleia da República (205/XIII).
É Presidente da Pró – Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (membro da European Network on Inclusive Education and Disability), diretor da revista “Educação Inclusiva”, e membro do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Desempenha funções de Conselheiro Nacional de Educação desde junho de 2015.
Na primeira parte do encontro, a Coordenadora da EMAEI, Professora Teresa Coelho, apresentou uma súmula dos aspetos mais importantes, benefícios e constrangimentos, da dinâmica da Educação Inclusiva, experienciados pelos docentes do Agrupamento e resultantes da operacionalização das medidas previstas no decreto atrás referido.
De seguida, o Professor David Rodrigues apresentou as “10 Teses sobre Educação Inclusiva”. Defensor de que a inclusão se prende aos direitos humanos com uma aceção básica de justiça social, em que a participação do cidadão em todos os serviços da sociedade deva ser garantida, não esquecendo também que inclusão deve considerar o direito que a pessoa tem de optar pela recusa da inclusão que lhe é oferecida.
Com um discurso assente no humor, quase caricatural, o professor apontou alguns aspetos que podem ser alterados na dinâmica das escolas e na sala de aulas para que a Inclusão comece a criar raízes e a florescer gradualmente e dê lugar a uma escola que rejeite a exclusão e promova a aprendizagem conjunta e sem barreiras. Em suma “trabalhar com as diferenças para que elas não se torem desigualdades”.
“Be the change you want to see in the world” (Gandhi) foi a citação escolhida para encerrar a sua exposição, servindo de apelo para nos lembrar que a mudança de mentalidades e práticas está nas mãos de cada um dos agentes educativos.
A EMAEI agradece ao Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Professor Jorge Ventura, por aceitar de imediato a proposta feita. Agradece também ao Professor Dr. David Rodrigues por aceder tão prontamente ao desafio, e por partilhar a sua vivência e experiência neste caminho que agora começamos a percorrer. Agradece também a todos os professores presentes que escolheram dedicar o seu tempo a este convite feito pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.
Coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do Agrupamento,
Prof.ra Teresa Coelho Vigário