No âmbito do Programa Erasmus+ do Ensino Regular, o Agrupamento de Escolas de Estarreja teve a oportunidade de visitar o Instituto de Ensino Secundário Sol de Portocarrero, em Almeria, Espanha, de 28 de abril a 3 de maio de 2024, naquela que foi a primeira mobilidade de um grupo de alunos organizada pelo agrupamento. Os alunos foram acompanhados pelos professores Álvaro Martins e Glória Silva, da equipa Erasmus+.
De acordo com o regulamento do programa, decorreu um processo de candidatura que permitiu selecionar os seguintes alunos: Alice Moreira (11.º D1), Gonçalo Brites (11.º C); Maria Miguel Cascais (11.º P), Maria Rosário Ferreira (11.º D1), Miguel Silveira (11.º P) e Sofia Marques (11.º P).
O IES Sol de Portocarrero, que acolheu o grupo durante esta semana, é uma escola secundária que, para além do ensino regular, também investe na formação profissional, com uma oferta formativa que reflete as necessidades do mercado de trabalho local e que aposta na formação em Agricultura, Agrojardinagem, Produção Agroecológica, Paisagismo e Meio Rural, Manutenção Eletromecânica e Mecatrónica Industrial. Em termos de ensino regular, a oferta formativa compreende os cursos de Ciências e Tecnologia e Humanidades e Ciências Socais. É uma escola bilingue, que investe no ensino da língua inglesa, e que tem acreditação Erasmus+.
No primeiro dia de visita, a diretora da escola, Maria del Mar Mota Forte, recebeu de forma calorosa o grupo de alunos portugueses e os respetivos professores, tendo acompanhado o grupo numa visita guiada pelo recinto escolar. Destacou vários aspetos na arquitetura do edifício, nomeadamente a preocupação com a luz natural, captada através de clarabóias e vigias construídas para o efeito, sendo uma escola que tem luz natural em praticamente todas as salas e durante todo o dia.
Ao longo da semana, os alunos tiveram a oportunidade de participar em diversas atividades práticas, juntamente com professores e alunos da escola, designadamente na decoração de uma Cruce de Mayo. A construção e decoração de cruzes com flores, sobretudo cravos vermelhos, é uma tradição popular da Andaluzia, que remonta à Idade Média. Com o tempo, tornou-se uma expressão da cultura popular andaluza, associada à música, à comida e ao artesanato. A participação nesta e noutras atividades, bem como o tempo passado com alunos e professores da escola, permitiu aos alunos portugueses contactar com uma realidade educativa diferente, promover o diálogo intercultural, o trabalho colaborativo e a valorização do património cultural no espaço europeu.
Ao longo da semana, e dando cumprimento aos objetivos desta mobilidade, os alunos tiveram oportunidade de participar em diversas atividades culturais, tais como visitas a museus, catedrais e locais de interesse histórico e arquitetónico. De destacar a visita aos Refúgios da Guerra Civil, a que ninguém ficou indiferente, e também à Universidade de Almeria e ao Pavilhão de História Natural. Em todas estas visitas, é de salientar o interesse e a curiosidade manifestados pelos alunos, que aproveitaram verdadeiramente esta mobilidade para enriquecer os seus conhecimentos e as suas vidas, alargando horizontes.
Nas palavras dos alunos, esta mobilidade Erasmus+ do AEE …
“Foi uma semana inesquecível e única.”
“Experiências destas ficam marcadas para sempre na nossa vida.”
“É algo que nos enriquece.”
“É uma oportunidade incrível!”
“Recomendo a todos este programa”
“Foi muito educativo, a escola era muito diferente.”
“Uma oportunidade para conhecer a cultura e história da cidade.”
Um bem-haja a todos os que integraram esta mobilidade.
A equipa Erasmus+ SCH do AEE,
Álvaro Martins e Glória Silva