ERASMUS+ ESCOLAR do AEE - MOBILIDADE de DOCENTES | Know and Can Association - Sófia, Bulgária

добро утро (Bom dia!)

Здравейте (Olá)

Foi desta forma calorosa que o grupo de docentes do AEE foi recebido pelas formadoras da Associação “Know and Can”, em Sófia, na Bulgária, no primeiro dia do curso sobre “Media Literacy – Let’s go digital” e “Gamify your classroom”. De salientar que, sempre que em búlgaro se cumprimenta alguém, a saudação é uma forma de desejar prosperidade e bem-estar aos outros.

Este curso inseriu-se em mais uma mobilidade Erasmus+ do Ensino Regular, para docentes do Agrupamento de Escolas de Estarreja, e decorreu de 20 a 24 de maio de 2024, naquela que foi a terceira mobilidade de grupo programada para o presente ano letivo pela equipa Erasmus+ do AEE. 

Ao longo da semana, os docentes tiveram oportunidade de debater e refletir sobre diversas temáticas, tais como Literacia Digital, Cidadania Digital nas Escolas da UE, Promover a Cidadania Digital nas Escolas, Inteligência Artificial e Desinformação e “Fake News”, tendo como ponto de partida o Quadro para a Alfabetização Mediática e Informacional (AMI) da UNESCO. A exploração destas temáticas foi sempre acompanhada pelo desenvolvimento de atividades pedagógicas, em pequenos grupos, para aplicar em contexto de sala de aula, bem como da apresentação de vários recursos de apoio à lecionação destes conteúdos, nomeadamente links e plataformas. Ao longo da formação, foi destacada a necessidade de desenvolver e promover o espírito crítico dos alunos, de forma a prepará-los para saberem agir, aceder, analisar, avaliar, refletir sobre e criar conteúdos online, elementos-chave e competências fundamentais do século XXI.

Uma das atividades desta mobilidade foi a visita à escola Aleksander Teodorov-Balan, que recebeu o grupo com uma dança típica, executada por duas alunas da escola, acompanhadas pelo professor de música a tocar gaita de foles. Além disso, os docentes tiveram oportunidade de provar ‘pitka’ (pão típico, servido com mel e especiarias) e ‘banitsa’ (pastelaria tradicional), numa receção simpática organizada pela escola e pela diretora. Esta visita permitiu, ainda, assistir a uma aula de criminologia forense, na única escola da Bulgária em que é possível fazer formação nesta área, em parceria com laboratórios forenses e especialistas, bem como elementos da polícia.

O dia 24 de maio é feriado nacional na Bulgária, dedicado à celebração da criação do alfabeto cirílico pelos irmãos Cirilo (827-869) e Metódio (sabe-se que morreu em 885), responsáveis pela tradução de vários textos litúrgicos para língua eslava, utilizando letras que viriam a chamar-se "cirílicas". Celebrar o Dia dos irmãos Cirilo e Metódio representa um reconhecimento do contributo da sua obra para a diversidade cultural da Europa e, por toda a cidade de Sófia, há festejos e muitas crianças com flores na mão que, depois, são colocadas junto à estátua dos dois irmãos, na praça em frente à Biblioteca Nacional.

Esta mobilidade Erasmus+ Escolar do AEE permitiu, mais uma vez, a partilha de conhecimentos e a inovação nas áreas da educação e formação, bem como aumentar a capacitação digital dos docentes envolvidos, de forma a implementar estratégias de ensino e aprendizagem inclusivas e inovadoras. Além destes objetivos, foi possível contactar com realidades educativas e culturais diferentes, bem como desenvolver competências interpessoais e linguísticas, nomeadamente em língua inglesa. 

Um bem-haja a todos os que integraram esta mobilidade.

 

A equipa Erasmus+ SCH do AEE,

Álvaro Martins e Glória Silva