Enquanto cidadãos europeus e do mundo, os nossos alunos devem em algum momento do seu percurso de formação profissional, ter contacto com outras culturas, nacionalidades e instituições de acolhimento.
O ERASMUS+, programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto, que homenageia o notável humanista Erasmo de Roterdão, vem precisamente permitir essa possibilidade. No âmbito do conjunto dos parceiros já escolhidos, os nossos estagiários poderão, durante mês e meio, usufruir deste programa, com pleno reconhecimento académico.
O nosso Agrupamento pretende desenvolver e reforçar atividades de melhoramento orientadas para a formação empreendedora, que encontram-se alicerçadas no desenvolvimento e enriquecimento de competências e de comportamentos de inovação, de autonomia e de criatividade, na criação de ideias, na avaliação de oportunidades, na assunção de riscos e na concretização de iniciativas diferenciadas e de sucesso, permitindo também preparar profissionalmente os nossos jovens para o mercado europeu e internacional altamente competitivo.
O número de bolsas de que o AEE dispõe para envio de alunos tem aumentado, permitindo que desde 2011, 97 alunos do nosso agrupamento recebessem formação linguística específica, utilizassem técnicas inovadoras e desenvolvessem capacidades profissionais no estrangeiro.
É de assinalar que a saída de mais de uma centena de alunos, no âmbito do Programa ERASMUS+, significa que, na prática, cerca de 10 alunos do nosso Agrupamento teve diretamente uma experiência internacional por ano letivo. Nos dois últimos anos 30 alunos beneficiaram deste programa europeu.
Tal experiência proporcionará aos alunos em mobilidade a enorme vantagem de poderem aumentar a confiança nas suas capacidades e na qualidade da formação que receberam. Além disso, aprenderão a relativizar pontos de vista e perceções sobre a natureza humana em contexto social e inter-relacional. Tal como tem acontecido na recente e bem-sucedida história da chamada “Geração Erasmus”, saberão, desse modo e sem complexos, conviver num espaço multicultural.
O intercâmbio com os nossos parceiros europeus (empresas e agências intermediárias), assente em experiência prática e trabalho conjunto, tem também como objetivo contribuir para a promoção do espírito empresarial de jovens e futuros empreendedores, potenciando também a possibilidade de internacionalização do nosso agrupamento. Saliento, como um exemplo de empreendedorismo com algum mediatismo, a criação da empresa LUGGit, cujo co-fundador é o nosso aluno Erasmus Hugo Fonseca. O Hugo Fonseca obteve uma bolsa de mobilidade para Londres onde começou a sua jornada empreendedora.
O projeto Erasmus “Construindo e desenvolvendo aptidões profissionais” e a sua implementação, são portanto, assumidos como oportunidades para dotar os jovens potenciais beneficiários com as melhores ferramentas que lhes permitam uma mais fácil inserção no mercado de trabalho europeu.
Os participantes abrangidos no projeto são jovens que frequentam neste momento o 12.ºano dos cinco cursos profissionais a funcionarem nesse ano.
O programa responde, igualmente, às necessidades sentidas por estes jovens de alargar os seus horizontes, conhecer outros modos de vida, experimentar novos processos e metodologias de trabalho, desenvolver o domínio de outros idiomas, contatar com outras culturas e comprovar que a Europa Comunitária é o importante mercado de trabalho que os poderá vir a acolher e que poderá servir de impulso e de motivação na continuação dos estudos.
Para 2020 o Agrupamento de Escolas de Estarreja, os trinta jovens beneficiários, as famílias e os docentes envolvidos acalentam elevadas expetativas sobre os resultados da execução deste mobilidade. Para além das vantagens que decorrerão para os jovens beneficiários, espera-se que a experiência se dissemine junto dos outros jovens e da comunidade educativa.
Para 2021 e 2022 a candidatura KA102, já submetida, decorrerá em Sevilha(ES) em Dublin (IR) e em Berlim (DE) em 2 períodos de 6 semanas cada: entre maio e junho de 2021 e entre abril e maio de 2022.
O Coordenador Erasmus,
Paulo Santos