No âmbito do desafio referido acima, os alunos da turma A do 5º ano pesquisaram sobre a Bio e Geodiversidade da escola e do concelho, na disciplina de Ciências Naturais, sob a devida orientação da professora Fernanda Raimundo e com a colaboração do professor de Educação Visual, Paulo Quelhas (Coordenador do Programa Eco-Escolas da EB Padre Donaciano) na concretização deste desafio.
O desafio aos alunos teve como principal objetivo não só dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar, mas também a sua geodiversidade.
Consistiu na documentação da diversidade de espécies de flora que se pode encontrar no recinto escolar e de micro e macrorganismos do solo do mesmo, através da observação, da pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações, bem como a descrição das características do solo (permeabilidade, acidez, entre outras).
Os objetivos centraram-se em: - dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar; - Desafiar as escolas a utilizar o exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo; - Conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os espaços exteriores da escola; - Desenvolver as competências inerentes à aprendizagem baseada em projetos; - Incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa: conhecer para proteger.
A fase seguinte foi divulgar o produto final à comunidade educativa na referida escola através da sua afixação na entrada do Bloco A.
Por ter orientado este desafio, é com agrado, satisfação e orgulho que dou os parabéns aos alunos da turma A do 5º ano pela qualidade final e empenho colocado no trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto.
Todos os participantes no desafio estão de parabéns pelo esforço e trabalho desenvolvidos!
O trabalho submetido na plataforma da ABAE pode ser consultado no seguinte site:
Os resultados podem ser visualizados no seguinte site:
Fernanda Raimundo
(Prof. CN da EB2 Padre Donaciano de Abreu Freire)