IX TOP CAMPUS ESCOLA | Parte III - 06/04/2023

O segundo dia do TOP CAMPUS ESCOLA garantiu ao grupo de alunos da Escola Secundária de Estarreja uma intensa manhã de trabalho, suportado numa dinâmica de formação com base em novos alinhamentos pedagógicos, culminando o processo na apresentação de um pitch, seis ideias de negócios inovadores, assentes numa consciência ambiental. 

Na sessão de encerramento do evento estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. Diamantino Sabina, o Vice-Presidente, Dr. João Alegria e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Dr. Jorge Ventura, que puderam testemunhar e apreciar um trabalho interessante, numa interação envolvente nas seguintes expressões:

– Perfil e competências do empreendedor.

– O conceito de negócio, da ideia à concretização. 

– Processos de inovação ao nível da proposta de valor.

Palavras de incentivo no reforço de atitudes e competências empreendedoras foram direcionadas aos jovens pelas individualidades presentes, pela determinação e confiança que revelaram nas exposições e defesa das suas ideias de negócio. Ter força de vontade, ser dinâmico, audaz, ousado e inovador, são as características essenciais de jovens mobilizadores da mudança, agentes de esperança no desenvolvimento da economia local e regional no reconhecimento que são “estes jovens de excelência o futuro de Estarreja”. 

O já tradicional almoço, contou, como habitualmente, com a presença dos representantes máximos do executivo do Município de Estarreja, Presidente e Vice-Presidente e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja. Honrou-nos, também, com a sua presença a Diretora Regional do Centro do IPDJ, Dr.ª Catarina Durão, garantindo a ampliação dos vínculos e de relações interpessoais entre os diferentes agentes da escola,  da autarquia e de entidades político-governamental.  

Uma máxima que se perpetua por mais de uma década: o Município de Estarreja é pioneiro do Empreendedorismo Jovem em Portugal, pois tem desempenhado um papel estrutural, dinâmico e de relevância ao serviço do Empreendedorismo Educacional em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo do Agrupamento de Escolas de Estarreja.

Um agradecimento sentido, palavras de apreço e de reconhecimento é devido à Câmara Municipal de Estarreja, nas pessoas do Sr. Presidente e do Sr. Vice-Presidente, pela colaboração, incentivo e apoio sempre facultados nestas ações empreendedoras. Ao Dr. Hilário Matos, um reconhecido agradecimento pela confiança depositada, pelas ações de sensibilização junto dos nossos jovens para a importância e pertinência de “ser empreendedor”, promovendo atividades que permitem desenvolver e descobrir o espírito empreendedor, através de novos modelos de formação, utilizando conceitos formativos/pedagógicos baseados no Quadro Europeu de Competências Empreendedoras. Sob o desígnio do apoio ao empreendedorismo jovem, este Município tem feito e continua a fazer a diferença, proporcionando intervenções e ações que possibilitam a formação de um pensamento crítico na apropriação de uma nova autonomia pessoal e profissional, antecipando e projetando o futuro de muito dos nossos jovens alunos.

Neste trajeto pelo mundo do empreendedorismo, palavras de especial agradecimento e relevância ao Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, pelo diálogo, pela frontalidade, pelo compromisso com o rigor, também pela discordância, pela preocupação e apoio sempre demonstrados.

A todos as/os alunas/os uma justa homenagem, pela forma como se empenharam nos trabalhos formativos, qual porta aberta para o mundo, melhoraram a sua participação atuando como protagonistas da sua própria educação, desenvolveram os tão importantes soft skills, expandiram os seus horizontes, superaram os seus limites.  Esta foi uma oportunidade única de criar memórias que nunca esquecerão. 

Na verdade, é cada vez mais importante que os jovens percebam que o que nos define e torna únicos é o que somos, o que aprendemos, o que damos e o que vivemos!

 

Prof.ª Rosário Santos | Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo do AEE