A ARTE EM AÇÃO… Mostra conjunta
O desenho expressa o que se “vê” e o que se “olha” para quem desenha, referenciais que se articulam: quem “vê” entende, percebe, quem “olha” diferencia-se em múltiplos olhares, harmoniza a luz e a sombra de forma sentida e pensada, numa dimensão infinita no mundo das representações.
Nesta dupla interação do “ver” e do “olhar”, manifestada através de impressões sensoriais, os nossos alunos expressam a sua visão do mundo e das “coisas”, de forma livre, criativa e sensível, subordinados a temáticas curriculares.
Neste contacto regular com a comunidade escolar, as portas das salas de aula abrem-se e o palco para os desenhos dos nossos artistas encontram um novo palco, o átrio de entrada ao Bloco C, lugar de encontros, diálogos e práticas artísticas.
Aqui, pela primeira vez, juntaram-se os trabalhos de vários alunos/turmas e respetivos professores, numa pequena mostra coletiva, partilhando-se o que de melhor se faz no domínio da expressão artística na Escola Secundária de Estarreja, 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário: António Regalado - Oficina da Artes /Multimédia, 12.°P/Artes e 8.° anos; Fernando Rocha - 9.º anos; Inês Lousinha - 10°P/Artes; Irene Loureiro - 11.°P e 12.°P de Artes; Silvia Pacheco - 8.º anos.
Da parte dos alunos, autores dos trabalhos, o empenho está evidente na elaboração destas obras, onde se cruzam o imaginário, a criatividade, a intuição e a exploração de diversas técnicas.
Os professores destacam o facto dos seus alunos verem, desta forma, reconhecido o seu desempenho o que irá contribuir para desenvolverem uma visão artística que lhes permita ser, agora e no futuro, cidadãos mais atentos, sensíveis, curiosos e críticos às questões sociais, da realidade envolvente.
Coordenadora do Projeto Rotas & Intervenções Culturais
Prof.ª Rosário Santos
A ARTE VAI AO TEU BLOCO… 10.ºP
Prosseguindo o caminho pelos corredores da ESE de acesso a blocos, qual estrada artística baseada nos trabalhos dos alunos do 10.º P - Artes, podemos admirar desenhos e pinturas que expressam relações entre a criatividade, a imaginação e a intuição.
Através de uma pedagogia aberta, mas organizada, inquietante para muitos, mas segundo as novas pedagogias do ensino das Artes (sociointeracionista), o papel da/o docente deve ser o “ensinar a produção histórica e social da arte e, ao mesmo tempo, garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais com base em intenções próprias."
As aulas da docente, Inês Lousinha, não se fixam em modelos, não se supervaloriza o ensino tradicional baseado nos trabalhos mecanizados e nas cópias, mas sim na utilização de um “tripé original”, considerado como uma "matriz dos eixos de aprendizagem que dominam o ensino atualmente: a produção, a apreciação artística e a reflexão".
«Quem desenha desenha-se, isto é, “dá o corpo ao desenho”, introduz no desenho as suas experiências, gestos, vida.»
Nas palavras de Luciene Rochael citado por Joaquim Vieira,
in Vieira, Joaquim, (1995), O Desenho e o Projeto São o Mesmo?
Coordenadora do Projeto Rotas & Intervenções Culturais
Prof.ª Rosário Santos