O desafio da ABAE “Muros com vida” foi abraçado pela turma do Curso de Artes Visuais, 11ºP, e pelo seu professor de Desenho A, Duarte Regalado, com bastante empenho, responsabilidade e dedicação, integrando o projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma.
Os alunos, sob a orientação do seu professor, descrevem que “O mural procura valorizar a representação de ecossistemas nacionais, nas representações laterais, e um ecossistema local, na parte central do mural, caraterístico do território onde se insere a escola: a BioRia.
A secção lateral direita do mural, intitulada “Entre o Caos e a Serenidade”, retrata um lince ibérico (Lynx pardinus), assim como uma floresta portuguesa, caraterística da serra, e um meio urbano nacional.
A secção central do mural, intitulada “Casa Comum”, representa um ecossistema natural e Património Natural de Estarreja: a Bioria. A representação inclui diversas espécies deste ecossistema: caniço (Phragmites australis); tabua-larga (Thypha domingensis) e Garça Vermelha (Ardea purpurea), entre outras.
A secção esquerda do mural, cujo tema é “Não há Planeta B”, simboliza as espécies em vias de extinção em Portugal, representando assim o lobo-marinho, também conhecido como foca-monge (Monachus monachus), sendo este originário do Mar Mediterrâneo. Esta espécie é considerada a foca mais rara do mundo, segundo dados do IFCN. Ocorre em Portugal, mais concretamente no Arquipélago da Madeira, onde está confirmada uma pequena colónia com pouco mais de 20 indivíduos.”
Referem que “este projeto, e de acordo com os objetivos propostos, pretende sensibilizar a comunidade escolar para as questões ambientais, para a proteção da natureza e da preservação dos ecossistemas.”
É importante referir que este projeto contou com o fantástico e indispensável apoio do município de Estarreja, desde a preparação do muro, limpeza e pintura básica, ao fornecimento de todo o material necessário à concretização do mural (tintas, pincéis, entre outros).
Acresce referir o apoio e acompanhamento de proximidade prestado pelo Diretor do Agrupamento, Jorge Ventura, em todo o processo, com espírito crítico, construtivo e palavras de apreço pelo trabalho que foi sendo desenvolvido.
Bem-haja a Todos pelo trabalho realizado!
P` Docente Duarte Regalado e alunos da Turma de Artes do 11ºP,
Fátima Silva
(Coordenadora do Programa Eco-Escolas na ESE)