Natal Amarelo | 7ºE Educação Visual & Eco-Escolas | ESE

Os alunos da turma E, do 7ºano, sob a orientação e acompanhamento da sua professora de Educação Visual, Mariza Pereira, abraçaram o desafio “NATAL AMARELO | Cria uma Árvore Amarela e faz brilhar o teu Natal!”, proposto no âmbito do programa Eco-Escolas.

Aqui partilhamos o trabalho realizado e submetido na plataforma da ABAAE, no início do 2ºP, janeiro de 2024, bem como um extrato da memória descritiva do mesmo.

Bem-haja à docente e discentes pelo trabalho realizado!

P` Equipa de trabalho,

Fátima Silva

(Eco coordenadora, ESE)

 

“(...) Esta atividade tem como principal objetivo alertar as crianças, jovens e famílias, para a importância da separação das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo.
A atividade consta na criação de uma árvore de Natal onde a cor amarela deve ser predominante no seu conjunto, construída com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal.

Foram utilizados como materiais complementares: cartolina amarela, cola, tinta, lápis de cor, caneta de ponta fina e a técnica de recorte e colagem.
A turma foi dividida em 3 grupos: um grupo onde desenhavam e coloriam as estrelas e flocos de neve; outro grupo que lavava e recortava as tampas dos pacotes de Compal para mais tarde colar na cartolina amarela e construir a respetiva árvore de Natal; e outro grupo que começou por estudar a composição da árvore e de como esta ia ser construída através de várias experimentações. A cada 45min das aulas os grupos de trabalho iam rodando de forma a todos poderem participar de todas as formas possíveis.

Os pacotes de Compal que restaram foram colocados no ecoponto amarelo pelos alunos da turma, cheios de motivação e incentivo.

Foi um projeto que uniu a turma em torno de um propósito em conjunto, resultando neste trabalho apresentado. 

O trabalho final integrou a decoração do espaço onde foi realizado o tradicional jantar de Natal do Agrupamento, na escola sede, cantina da Escola Secundária de Estarreja.

No presente momento o trabalho encontra-se exposto no polivalente, espaço de convívio e de passagem da comunidade escolar, cujo registo fotográfico foi aqui publicado. (...)”