Os alunos da turma 8º C do Agrupamento de Escolas de Estarreja, aproveitaram com empenho e entusiasmo uma oportunidade de aprofundamento de conhecimentos e desenvolvimento de competências que os tornam mais “Cidadãos de um Mundo Global”. Essa oportunidade deveu-se ao esforço e mérito da sua diretora de turma e professora de Geografia, Fátima Silva, que aceitou fazer parte do projeto “Mudança no envolvimento dos estudantes com a sustentabilidade global ao longo do tempo: efeitos das características da escola e de intervenções escolares”, Investigação desenvolvida pelo Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) da Universidade Lusíada – Norte (Porto). O objetivo deste projeto ao nível da participação da escola foi “perceber como é que as escolas podem ser mais eficazes na promoção do envolvimento dos estudantes com a Sustentabilidade Global.”
A professora Fátima Silva envolveu-se ativamente em todas as fases deste projeto e possibilitou aos seus alunos aprendizagens mais significativas, mais abrangentes, integradas e multidimensionais – aprofundando conhecimentos de Geografia (e outras disciplinas) e sobretudo, mostrando-lhes que quando a sala de aula deixa de ser um espaço disciplinar fechado e limitado ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos, os alunos só têm a ganhar, como aprendentes e como Pessoas mais informadas, mais críticas, mais participativas. É isto mesmo que deve ser um projeto – integrado no currículo, capaz de aprofundar e desenvolver aprendizagens, promotor do desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos, enquadrado na Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola, inserido nas temáticas dos Programas Eco-Escolas e de Educação para a Saúde (macro-projetos do Agrupamento), facilitador de pontes entre diferentes disciplinas e promotor do trabalho interdisciplinar.
É um bom exemplo de como se formam melhor os alunos para serem mais capazes de serem melhores Pessoas. Parabéns ao 8º C e à professora Fátima Silva!
Deolinda Tavares
Coordenadora de Projetos e de Cidadania do AEE
Segue-se um registo do modo como se desenvolveu o projeto feito pela professora Fátima:.
Projeto “Sustentabilidade Global”
O trabalho de articulação do Projeto com o Agrupamento de Escolas de Estarreja foi realizado pela Dra. Sara Faria, CIPD da Universidade Lusíada, e a docente Deolinda Tavares, Coordenadora do Projeto ECO Escolas, no Agrupamento de Escolas de Estarreja.
1º Momento (outubro de 2019):
Administração dos questionários aos estudantes do 8ºano (alunos do 7ºano aquando da aceitação/aprovação de participação do Agrupamento): Questionários de dados sociodemográficos; Questionário de características académicas; Inventário do Envolvimento dos Jovens com a Sustentabilidade Global (IESG-J). O tempo real de aplicação deste questionário nas turmas variou de 90 a 135 minutos letivos, em regime presencial (questionário facultado em suporte papel).
Neste primeiro momento participaram as turmas do 8ºA, 8ºB, 8ºC, 8ºD, 8ºAA, 8ºAB, 8ºAC.
2ºMomento (janeiro de 2020 a maio de 2020):
Administração de várias unidades de aprendizagem (90 a 220 min. por plano de aula) no âmbito de diversas temáticas, cujo material foi desenvolvido por um grupo europeu de onze especialistas, contendo planos de aula estruturados para serem ministrados pelo professor.
Participou, neste momento de aplicação do Projeto no Agrupamento, a turma do 8ºC, na disciplina de Geografia, com a docente Fátima Silva, em articulação com a Direção de Turma (DAC) e com o Projeto ECO Escolas.
3ºMomento (maio-junho 2020): Administração dos questionários aos estudantes participantes no primeiro momento.
4ºMomento (setembro-novembro 2020): Administração dos questionários aos estudantes participantes no primeiro momento.
Plano de Trabalho relativo ao 2ºMomento de Aplicação do Projeto na ESE:
Temas/Unidades de Aprendizagem aplicadas (UA):
1. Fome, desafio ao presente:
- Fome, causas e efeitos.
- Repensar a fome até 2030.
2. Zero desperdício … 100% Sustentabilidade:
- Desperdício de Alimentar.
- Uso alimentar (iWaste...weWaste).
3. O Reino das Pescas:
- Sustentabilidade da Pesca (Marés de peixes).
- Peixes em risco de extinção (peixe na linha vermelha).
4. Reduz a distância – Come localmente:
- A viagem dos alimentos.
- Alimentação sustentável.
Objetivos:
- Compreender as causas e consequências da fome e da desnutrição;
- Identificar medidas e iniciativas governamentais e não-governamentais para combater a fome;
- Aumentar a consciência da comunidade escolar sobre a fome e a desnutrição;
- Discutir medidas e iniciativas de instituições governamentais e não-governamentais para implementar o ODS 2;
- Compreender a importância de cada cidadão agir para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
- Conhecer as principais fontes/formas globais de resíduos alimentares;
- Promover a sensibilização para os resíduos alimentares e a necessidade de alterar o comportamento para racionalizar o consumo;
- Propor formas/estratégias para reduzir o desperdício de alimentos;
- Promover a autoconsciência sobre o desperdício de alimentos e refletir sobre comportamentos alternativos;
- Explorar estratégias práticas para reduzir o desperdício alimentar diário e consequentemente promover um consumo sustentável.
- Distinguir os tipos de pesca tendo em conta a superfície e a tecnologia utilizadas, bem como os diferentes objetivos da pesca;
- Aprender a biodiversidade marinha e as técnicas de conservação/processamento para peixes e mariscos;
- Aprender que existem diferentes zonas de captura nacionais e internacionais, sujeitas às regras da UE (por exemplo, tamanho mínimo das capturas);4
- Explorar as espécies de peixes em risco de extinção em águas portuguesas e internacionais;
- Explorar e debater as diferentes estratégias para preservar a biodiversidade das espécies nos oceanos;
- Refletir sobre o papel dos retalhistas e da sociedade na preservação da biodiversidade.
- Aprender os conceitos de Food Miles e de Comércio Justo;
- Compreender o impacto ambiental da produção e distribuição alimentar;
- Ver os benefícios da produção e consumo locais de alimentos (reduzir o transporte);
- Debater formas de reduzir o impacto negativo do transporte de bens alimentares, a longa distância.
Questões de análise/discussão:
- Quais são as principais causas da fome e da desnutrição?
- Em que países este problema é mais pronunciado?
- As causas são as mesmas que explicam a fome em Portugal?
- Que instituições (governamentais e não-governamentais) trabalham na luta contra a fome?
- Que medidas podem ser tomadas para combater a fome?
- Estarão os governos mundiais a fazer tudo o que é possível para Erradicar a Fome?
- Qual o impacto que o desperdício alimentar no mundo tem no presente e poderá ter no futuro?
- Quais as ações/iniciativas (governamentais e não governamentais) que estão a ser implementadas?
- Quais os alimentos que mais se desperdiçam e porquê?
- Quais as estratégias para evitar o desperdício de alimentos?
- Quantas espécies de peixes conhecemos?
- Qual o tipo de pesca que é mais sustentável?
- Que método de conservação de peixes é melhor para o ambiente?
- Quais são as consequências ecológicas, sociais e económicas do consumo de peixe?
- Que estratégias/medidas podem ser tomadas para minimizar tais consequências?
- Qual o impacto dos alimentos que consumimos?
- Como é calculado esse impacto?
- Que alternativas de comércio existem para reduzir o impacto ambiental dos
alimentos?
- Como podemos reduzir o nosso impacto ambiental quando consumimos alimentos?
- Debates;
- Exploração de web sites, pesquisa, seleção e partilha de informação, em contexto de sala de aula ou via plataforma classroom;
- Visionamento de Vídeos;
- Exercícios de Simulação (atividades realizadas parcialmente);
- Trabalhos em Grupo/Individuais;
- Brainstorming;
- Resolução de fichas de trabalho;
- Perguntas dirigidas;
- Cálculo de Food Miles (atividade individual facultativa);
- Exposição faseada de conteúdos através de sessões de videoconferência via Plataforma classroom-MEET);
- Entre outras.
Produto Final:
- Cartazes, PowerPoint, Folhetos e Vídeos.
Concluindo a aplicação das Unidades de Aprendizagem suprarreferidas (2ºMomento de Aplicação do Projeto), a docente Fátima Silva propôs aos alunos da Turma 8ºC a realização de um Trabalho Final Global, resumindo as ideias-chave da aplicação do Projeto, cuja amostra do trabalho realizado pela turma se concretiza com a divulgação de alguns dos trabalhos elaborados.