A QSR – Talent Driven Culture, empresa de consultoria de estratégia focada e especialista nas indústrias Aeroespacial e Marítima, convidou o Agrupamento de Escolas de Estarreja a participar nas atividades deste projeto. A equipa de trabalho do programa ECO Escolas da ESE aceitou participar nesta experiência/desafio.
O Mar&Ar – Capacitar para Empreender, é um projeto cofinanciado pelo Compete 2020/Portugal 2020 e União Europeia através do FSE no âmbito do SIAC Promoção do Espírito Empresarial. Tem como parceiros promotores o Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português, e a AED Cluster Portugal – Associação Portuguesa para o Cluster das Indústrias Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.
O Projeto Mar&Ar é dirigido a alunos dos ensinos básico (3ºciclo), secundário e superior, cujo objetivo é potenciar o alinhamento da sua carreira académica e, futuramente, profissional, no âmbito das necessidades das indústrias aeroespacial e marítima. Pretende assim apoiar as escolas e os seus interlocutores (alunos, professores, comunidade educativa e educadores) a enquadrar a formação académica dos alunos com as atividades e oportunidades destes setores. Promove também, dentro de uma política de proximidade, a ligação da indústria local e nacional com as entidades educativas da região, por exemplo com o AEE.
De acordo com a Comissão Europeia, os dois setores são estratégicos e cruciais para a política de desenvolvimento e (re)industrialização europeia. São setores que estão na linha da frente da evolução tecnológica, revolução digital e ambiental e que, por isso, terão um papel liderante no novo paradigma da sustentabilidade industrial. Assim, o projeto Mar&Ar implementa um programa de informação e capacitação sobre as potencialidades dos setores.
As atividades preparadas, para os alunos de 3º ciclo e secundário, estão planeadas para o ano de 2022 e 2023, pelo que foram estruturadas com base nas suas aprendizagens e capacidades de assimilação, tais como:
-
Ações de informação e sensibilização
-
Divulgação do Kit Carreira (aeroespacial e marítimo) – ferramenta informática com mapeamento das profissões e percursos formativos e profissionais para a nova indústria dos setores aeroespacial e marítimo;
-
Sensibilizar os estudantes para estes novos conceitos e motivá-los nas escolhas de profissões alinhadas com as necessidades identificadas.
-
-
Holidays at Industry
-
Dinamizar atividades de imersão dos alunos em ambiente empresarial dos setores aeroespacial e marítimo.
-
-
Programa de visitas à Indústria
-
Realização de visitas à indústria pelos alunos a empresas de referência nas regiões de intervenção.
-
Indústria vai à Escola
-
Realização de ações de demonstração de tecnologia por empresas com atuação nos setores cujos projetos possam ser apresentados aos alunos.
-
No dia 07 de abril de 2022, dia da “Feira da Juventude”, na ESE, foram concretizadas as ações números 1 e 4, e neste momento estão a ser desenvolvidas as diligências necessárias à concretização das ações números 2 e
3.
Na Feira da Juventude foram desenvolvidas quatro ações, que sumariamente se descrevem, a saber:
Sala A23 | 9ºF | 10h55 | CD: Ação de sensibilização e disseminação do Kit Carreira pela equipa de trabalho do projeto "Mar&Ar" (espaço marítimo e aerospacial) e apresentação do projeto "PicaPeixe", setor FO, pelo empresário Carlos Matos, construção de pranchas de surf de madeira.
Sala A24 | 9ºD | 11h50 |GEO: Ação de sensibilização e disseminação do Kit Carreira pela equipa de trabalho do projeto "Mar&Ar" (espaço marítimo e aerospacial) e apresentação do projeto do IFA (Instituto da Força Aérea), setor AED, pelo piloto Alfredo Martins Filho, professor no IFA.
Auditório | 11ºA, B, C e 12ºA, B, C | 13h45: Ação de sensibilização e disseminação do Kit Carreira pela equipa de trabalho do projeto "Mar&Ar" (espaço marítimo e aerospacial); apresentação do projeto CADIUS, setor AED, pelo engenheiro João Glória, online; apresentação do projeto ALGAPLUS, setor FO, pela bióloga marinha Helena Abreu, cofundadora e diretora geral da empresa. Esta sessão contou com a presença, no final, do Sr. Diretor do AEE, Jorge Ventura, e do Vice-Presidente da CME, Dr. João Alegria, os quais verbalizaram o seu agrado pelas ações desenvolvidas junto das dinamizadoras do projeto e restante equipa de trabalho.
Polivalente | No âmbito da ação 4, A Indústria vai à escola, esteve disponível das 13h00 às 17h30, no âmbito da aeroespacial, para os alunos experienciarem, um simulador do IFA, setor AED, sob a orientação de Sandra Muralha e do piloto do IFA Alfredo Martins Filho.
O balanço das atividades dinamizadas, no seu cômputo geral, foi bastante positivo pelo interesse e perfil atitudinal manifestados pelos alunos, pelo feedback dos mesmos e dos professores que os acompanharam.
A equipa de trabalho do ECO Escolas da ESE dirige um profundo agradecimento aos docentes Graciete Oliveira, Márcio Mendes, Vanda Nereu, Carla Rebimbas, Assunção Valente e Cláudia Martins pela sua generosa prontidão e colaboração, tornando possível a concretização desta atividade que se pretende ser uma mais-valia nesta fase de escolhas futuras dos nossos alunos.
P’ Equipa de trabalho,
Fátima Silva
(Coordenadora do Programa Eco Escolas na ESE)