O impacto do descarte indevido de máscaras de proteção individual no meio ambiente e o papel da Química Verde

“Com a pandemia vimo-nos obrigados a interiorizar novos hábitos em nome da saúde e segurança de todos. Mas infelizmente perduram outros, como o desleixo que leva o nosso lixo a chegar aos rios e mares por todo o planeta. Sabemos que 80% de todo o plástico que está no oceano tem origem em terra, e é garantido que as máscaras e luvas que vemos nas nossas ruas vão acabar aí. Proteger a nossa saúde não pode implicar colocar em risco a do planeta, até porque inevitavelmente isso irá virar-se contra nós. É crucial que usemos máscaras reutilizáveis, sempre que for seguro fazê-lo. O risco dos descartáveis que, depois de usados, são deitados na natureza, são um perigo imediato para a biodiversidade, e um perigo a longo prazo para a nossa saúde”, afirmou Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF (Associação Natureza Portugal)

https://eco.sapo.pt/2020/09/29/tres-bilioes-de-mascaras-descartaveis-podem-ir-parar-ao-lixo-ou-ao-mar/ (consultado em 31/03/2021)

A Química Verde é um ramo da Química que foi definido pela primeira vez em 1991, por John Warner e Paul Anastas, membros da agência ambiental norte-americana Environmental Protection Agency (EPA). Isso ocorreu após a criação de uma lei nacional de prevenção à poluição.

Os dois definiram a Química Verde como sendo o “desenvolvimento de produtos químicos e processos que visam a redução ou eliminação do uso e da produção de substâncias perigosas”. Esse conceito foi aceite pela IUPAC em 1993.

Adaptado de: https://allonda.com/sustentabilidade/o-que-e-e-qual-e-a-importancia-da-quimica-verde/

No âmbito da disciplina de Física e Química A e dos projetos de Cidadania e Desenvolvimento  e ECO ESCOLAS – “Abandonadas” , os alunos do 11º C desenvolveram um trabalho de pesquisa com o objetivo de estudar o impacto no meio ambiente do descarte indevido das máscaras de proteção individual no meio ambiente e a possibilidade de implementar pressupostos da Química Verde na produção de matérias-primas eco sustentáveis, bem como, a aplicação dos mesmos pressupostos na eliminação dos resíduos  produzidos por estes materiais e, desta forma, sensibilizar a comunidade educativa para uma atitude mais pró ativa e de cidadania responsável.

Professora responsável: Vanda Nereu

Diretor de Turma: Carlos Oliveira

 

Mascaras de proteção individual e a Química Verde - PDF 1

Mascaras de proteção individual e a Química Verde - PDF 2

Mascaras de proteção individual e a Química Verde - PDF 3