Os alunos do 7.ºano, na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da sua professora Inês Lousinha, aderiram ao desafio “O mar começa aqui”, no âmbito do Programa Eco Escolas, em parceria com o município de Estarreja.
A autarquia colaborou através do fornecimento de material e acompanhamento na concretização do projeto.
Os alunos usaram a imaginação e a criatividade através do “Peixe Palhaço” como forma de sensibilização ambiental, pretendendo assim mostrar que as sarjetas/sumidouros têm a função de escoamento das águas pluviais, recebendo todo o tipo de resíduos, resultantes das diversas atividades económicas e ações humanas.
O principal objetivo é consciencializar e alertar a comunidade educativa de que TODO O LIXO atirado para o chão acaba no mar através das sarjetas/sumidouros. Esta intervenção urbana ocorreu no recinto escolar, com a pintura de duas sarjetas na entrada principal da Escola Secundária de Estarreja e uma na Tv. Dr. Tavares Silva, 30. Na realização das pinturas, os alunos do 7ºano puderam contar com a colaboração dos alunos do 10ºP, Artes, sob a orientação da sua professora Inês Lousinha.
A escolha deste peixe serve o propósito de sensibilizar para a beleza da biodiversidade marinha que continuamos a DESTRUIR, apelando à adoção de comportamentos sustentáveis, necessários à regeneração e à preservação da biodiversidade marinha.
Aqui divulgamos o trabalho submetido na plataforma da ABAE, Sarjeta pintada no exterior, bem como alguns momentos relativos ao desenvolvimento e concretização de todo o projeto.
Fátima Silva
(Coordenadora do Programa Eco Escolas na ESE)