O Oceano chama por TI! | Dia Nacional do Mar | 16 de novembro | ESE

O Dia Nacional do Mar foi assinalado na Escola Secundária de Estarreja, no dia 16 de novembro, com uma sessão dinamizada pelo Doutor Rui Azevedo, do Fórum Oceano, intitulada “O Oceano chama por TI! 

A atividade foi promovida pelo Projeto Mar&Ar em parceria com o Programa Eco Escolas da ESE e o Grupo 420. A sessão decorreu no auditório, na qual participaram algumas turmas do ensino secundário, a saber: 10ºE, 10ºD1+D2, 11ºD1, 11ºD2+E, 12ºD+E e 12ºP.

Na sua apresentação o Doutor Rui Azevedo começou por fazer referência à área ocupada pelo território marítimo português (90% do território nacional), à importância do oceano para a sustentabilidade do planeta Terra e ao conjunto de recursos marítimos que sustentam uma grande quantidade e variedade de atividades económicas. Sensibilizou os jovens para os principais problemas que afetam os oceanos, desde a sobrepesca, a poluição marinha, enfatizando que 80% tem origem em terra, a acidificação dos oceanos e o problema do aumento do nível médio das águas do mar. Explorou a questão das alterações climáticas (as consequências do aumento da temperatura, do degelo e do aumento do nível médio das águas do mar), fazendo referência às áreas ameaçadas em Portugal, apresentando aos jovens o exemplo da Região de Aveiro. Reiterou e reforçou a ideia de que o mar é um espaço de oportunidades, de descoberta, de inovação e de emprego, pelo que deve ser preservado e bem gerido.

Continuou a sua palestra com a apresentação do Fórum Oceano aos jovens. Informou que o Fórum Oceano é uma entidade privada sem fins lucrativos reconhecida pelo Governo português como entidade gestora do Cluster do Mar Português, tendo como principal objetivo ajudar a construir a nova “Economia Azul”. 

O palestrante terminou a sua apresentação teórica referindo os desafios do mar ao nível da: Pesca; Aquacultura e Biotecnologias Marinhas; Processamento do Pescado; Portos, Transportes e Logística; Indústrias Navais; Energias Renováveis Marinhas e do Turismo Náutico e Costeiro. Mais referiu que atualmente o Mar comporta várias profissões, com níveis de qualificação muito distintos, a saber: Aquicultor; Arqueólogo marinho; Biólogo marinho; Capitão de embarcação; Engenheiro de Máquinas Marítimas; Soldador Engenheiro naval; Fuzileiro; Gestor Portuário; Hidrógrafo; Mecânico Naval; Oceanógrafo; Pescador; Técnico de Energias Renováveis; Trabalhador portuário; Veterinário Marinho, entre outras. Aos participantes foi-lhes dada a oportunidade de intervir, questionar e esclarecer as suas dúvidas, questões e curiosidades.

De salientar que o Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, professor Jorge Ventura, participou na sessão, tendo efetuado duas intervenções, uma no início da sessão, recebendo o convidado e todos os participantes, e no final da mesma, incentivando os jovens a um papel mais pró-ativo, interventivo e crítico. Partilhou com o Doutor Rui Azevedo que há um longo percurso a realizar, pelas várias entidades, no que respeita à motivação e valorização dos jovens, agradecendo a partilha e a presença do convidado.

A sessão foi conduzida pelos alunos Eco Conselheiros Alice Valente e Gabriel Fonseca do 11ºD1, que no final presentearam o Sr. Diretor com uma sentida mensagem de comemoração do seu aniversário, acarinhada pela plateia com uma enorme salva de palmas!

Um voto de agradecimento aos professores Rosa Rebimbas, Sónia Reis, Irene Santos, Carla Rocha, Fernando Dias e António Regalado por se disponibilizarem a acompanhar os seus alunos, e a professora Fátima Borralho que se juntou ao grupo dos participantes.

Não esquecer, o Oceano chama por cada um de Nós!

 

Pela Eco Equipa e pelo Grupo 420,

Fátima Silva e Isabel Reis

(Coordenadora do Programa Eco Escolas na ESE e Delegada do Grupo 420)